Resumo: Esta Tese de Doutorado, sob suporte teórico analítico da Análise de Discurso, tem como objetivo geral analisar textos que dizem acerca da Educação a Distância, constituída como "modalidade de ensino". O que se propõe analisar é de que modo a discursividade sobre a Educação a Distância tem construído um campo de saber sobre educação e tecnologia, significando a modalidade como necessidade da contemporaneidade. Apontamos a política de EaD como uma prática discursiva regida por uma formação discursiva dominante constituída por Organismos Internacionais (UNESCO e Banco Mundial), que sob ideologias da globalização, do neoliberalismo e das tecnologias da informação e comunicação vem conquistando o reconhecimento político-social como forma de promoção da democratização do ensino, contribuindo para a institucionalização da EaD, no Brasil. Problematizar essas instâncias discursivas nos levará à compreensão do funcionamento dos processos discursivos: (re)produção, confrontos e deslocamentos de sentidos. Desse modo, teremos a possibilidade de perceber, na relação dos sujeitos envolvidos nessa trama discursiva, os processos de subjetivação do sujeito contemporâneo.
Palavras-chave: Ensino a distância. Análise do discurso. Ideologia. Sujeito (Analise do discurso). Subjetividade.