Resumo

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Os heróis gregos e anglo-saxões ou as transformações de um paradigma

Fábio Waki

Orientador(a): Flávio Ribeiro de Oliveira

Mestrado em Linguística - 2015

Nro. chamada: T/UNICAMP - W139h


Resumo:
Esta dissertação apresenta uma leitura do poema anglo-saxão Beowulf a partir de leituras dos poemas homéricos. O objetivo é iniciar uma discussão sobre a natureza do paradigma heroico anglo-saxão confiando em parâmetros normalmente utilizados para discutir a natureza do paradigma heroico grego. Sendo a primeira literatura inglesa em geral menos conhecida ao público brasileiro, essa abordagem cruzada busca esclarecer os principais aspectos dessa literatura valendo-se de características análogas encontradas na mais conhecida literatura grega. Embora o estabelecimento de uma diacronia poética conclusiva entre as tradições grega e anglo-saxã seja impossível por causa da insuficiência de paralelos verbais entre o Beowulf e os poemas homéricos, o método comparativo se mostrou eficiente ao destacar que os protagonistas dos três poemas podem ser qualificados segundo parâmetros neutros comuns que não descrevem uma transformação diacrônico-poética, mas sim uma transformação histórico-social. Esse método evidentemente é sincrônico e a descoberta de que o Beowulf, devido a sua forma, é melhor analisado por meio de um método sincrônico é talvez a maior conquista desta pesquisa. Tanto esse poema quanto os poemas homéricos são oriundos da literatura oral, mas, enquanto esses buscam articular de maneira orgânica diversos mitos de uma tradição longeva e dedicada ao culto heroico, aquele busca glosar os principais mitos da tradição germânica do tempo em que foi composto, um tempo em que essa tradição já era dominada pelo cristianismo. Este estudo é essencialmente em teoria literária, mas confia grande parte de seus argumentos em uma metodologia que pertence igualmente à literatura e à linguística: trata-se do close reading, procedimento de análise textual preferido pelos helenistas contemporâneos, sobretudo os do meio anglófono. Adotando tal metodologia, esta dissertação busca chamar atenção para o pensamento desses helenistas e divulgar a literatura anglo-saxã de maneira didática, bem como aproveita para exercitar técnicas de hermenêutica filológica e literária que são as mais atualizadas dentro dos estudos clássicos e amplamente úteis aos estudos literários em geral.

Palavras-chave: Poesia epica. Literatura grega. Literatura inglesa.

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