O processo para ingresso nos Departamentos deverá ser instruído seguindo a documentação a seguir, seguindo as Deliberações CONSU-A 06/06 e 06/08. Consulte as regras complementares do departamento de Teoria Literária e do departamento de Linguística.
I) Pesquisador Colaborador (Pós Doutorado)
Ingresso
a) Carta do interessado ao Professor solicitando orientação como Pesquisador Colaborador junto ao Departamento (período deve ser por 1 ou 2 anos);
b) Carta de aceite do Professor responsável dirigida ao Chefe do Departamento, pedindo aprovação junto ao Conselho Departamental;
c) Curriculum Vitae que demonstre as atividades docentes desenvolvidas em Instituição de Ensino Superior até a data do pedido;
d) Cópia simples do CPF;
e) Cópia simples do RG;
Obs.: Não será aceito cópia de Carteira de Habilitação.
f) Plano de atividades a ser desenvolvido no período;
g) Termo de adesão (3 vias devidamente preenchidas e assinadas);
h) Cópia simples da certidão de casamento ou nascimento;
i) Cópia simples de comprovante de residência.
Renovação
a) Carta solicitando prorrogação por mais um ou dois anos a partir do dia seguinte da data de encerramento do contrato;
b) Carta de aceite do orientador;
c) Relatório das atividades desenvolvidas no período que está se encerrando;
d) Novo plano de pesquisa para o próximo período;
e) Termo de adesão (3 vias devidamente preenchidas e assinadas).
Desligamento
a) Relatório final com parecer do orientador;
b) Devolução da carteirinha funcional.
As propostas devem ser enviadas para a Secretaria do Departamento (aos cuidados de Emerson Gianni), no endereço: deptos@iel.unicamp.br. Outras informações podem ser obtidas pelo mesmo endereço ou pelo telefone 19-3521-1512 ou 3521-1511.
II) Professor Colaborador
Ingresso
a) Carta dirigida à Chefia manifestando o interesse de permanecer junto ao Departamento, em atividades de ensino, pesquisa e extensão (vigência de 02 anos);
b) Plano de atividades a ser desenvolvido no período;
c) Termo de adesão (3 vias devidamente preenchidas e assinadas).
Renovação
a) Relatório anterior;
b) Novo Plano de Atividades a ser desenvolvido por 02 (dois) anos;
c) Novo Termo de adesão (3 vias devidamente preenchidas e assinadas).