Detalhes da disciplina de pós

LL018-A - Sintaxe II
Linguística - 2o semestre de 2022

Estudantes Especiais: Conforme regras gerais disponíveis no site do IEL, Alunos especiais interessados no curso devem enviar email para ruth@iel.unicamp.br descrevendo seu background em Sintaxe Gerativa (cursos e leituras feitos) para análise. Não serão aceitos alunos que não tenham formação na área (ao menos R&L).

Ementa: Desdobramentos recentes do Programa Minimalista da Teoria de Princípios e Parâmetros.

Objetivos: Discutir os pressupostos do Programa Minimalista e apresentar as diferentes implementações do modelo, especialmente as propostas mais recentes sobre fases e desdobramentos.

Programa:

1. Arquitetura do modelo e diferentes implementações
2. Operações essenciais
3. Movimento
4. Ordem
5. Fases
6. “Rotulação” (labels)

Obs: Todos os pontos do programa serão encerrados com questões teóricas e/ou empíricas para reflexão e exercícios de aplicação

Avaliação: Uma prova para fazer em casa ou monografia (tópico a ser discutido e aprovado), além dos exercícios ao longo do semestre.

Bibliografia preliminar:

Boškovic, Z. (2013) Now I’m a phase, now I’m not a phase. Linguistic Inquiry 45: 27-89.

Chomsky, N. (1995) The Minimalist Program. Cambridge, MA: MIT Press.

Chomsky, N. (2000) Minimalist inquiries: The framework. In: R. Martin, D. Michaels & J. Uriagereka (eds) Step by step. Cambridge, MA: MIT Press.

Chomsky, N. (2001a) Derivation by phase. In: M. Kenstowicz (ed) Ken Hale: A life in language. Cambridge, MA: MIT Press.

Chomsky, N. (2001b) Beyond Explanatory Adequacy. Cambridge, MA: MITWPL.

Chomsky, N. (2005) Three factors in language design. Linguistic Inquiry 46: 1-22.

Chomsky, N. (2008) On phases. In: R. Freidin, C. Otero & M. L. Zubizarreta (eds) Foundational issues in Linguistic Theory. Cambridge, MA: MIT Press.

Chomsky, N. (2013) Problems of projection. Lingua, 130: 33-49.
Chomsky, Noam. (2015) “Some Core Contested Concepts.” Journal of Psycholinguistic Research 44.1: 91–104.
Chomsky, N. (2016) Minimal Computation and the Architecture of Language Chinese Semiotic Studies. 12. Gruyter DOI: 10.1515/css-2016-0003

Epstein, S. & N. Hornstein (1999) (eds) Working Minimalism. Cambridge, MA: MIT Press.

Gallego, A. (2010) Phase theory. Amsterdam: John Benjamins.

Graff, P. & C. van Urk (eds) (2012) Chomsky’s Linguistics. Cambridge, MA: MITWPL.

Hornstein, N.; J. Nunes & K. Grohmann (2005) Understanding Minimalism. New York: Cambridge University Press.

Kayne, R. (1994) The Antisymmetry of Syntax. Cambridge, MA: MIT Press.

Uriagereka, J. (2012) Spell-out and the Minimalist Program. Oxford: Oxford University Press.

Obs2: Outros textos serão recomendados ao longo do curso.