Detalhes da pessoa

Carlos Alberto Vogt

Pós-graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, mestre em linguística geral e estilística do francês, pela Universidade de Besançon, na França, e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas ─ Unicamp. Recebeu em 2005 a comenda da Ordem do Mérito Científico, da Presidência da República do Brasil, e o título de doutor honoris causa da École Normale Supérieure de Lyon, na França. Desde setembro de 2011, ocupa a cadeira 23 da Academia Campinense de Letras. É professor titular na área de semântica argumentativa e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp onde foi reitor no período de 1990 a 1994. Publicou vários livros e inúmeros artigos e ensaios em jornais, revistas em órgãos especializados nacionais e internacionais. É diretor de redação da revista de divulgação científica ComCiência. Foi editor-chefe da Ciência e Cultura, revista da SBPC, de 2002 a 2007, da revista Inovação, de 2006 a 2007. Foi diretor de redação da revista Pré-Univesp, de 2012 a 2016. É coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel, desde 2007. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de 2002-2007, secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2010 e presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, de 2012 a 2016.
Professor Permanente do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural Linha de Pesquisa: *Cultura Científica e Sociedade.

Formação Acadêmica
Bach. e Lic. Letras (USP, SP, 1965); Mestre (Univ. Besançon, França, 1971); Doutor (UNICAMP, 1974); Professor Titular (UNICAMP, 1986). Labjor (Nudecri)

Currículo Lattes

cvogt@uol.com.br