Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 30 2 N 75 N

Ementa:
Aquisição da língua materna. Fundamentos teóricos e metodológicos da investigação em aquisição da língua materna. Aspectos estruturais da aquisição da linguagem oral e da linguagem escrita. Análise de cenários pedagógicos dentre: (i) estudo de caso: aspectos da gramática adquirida e comparação com a gramática ensinada na escola; (ii) análise de problemas de escrita de alunos do ensino fundamental, visando verificar as hipóteses construídas pelo aluno; e (iii) manipulação de corpora de aquisição e outras fontes textuais, para uso em atividades de análise linguística para o ensino.

Objetivos:
(i) teóricos – discutir as principais hipóteses de aquisição da linguagem; discutir as etapas do processo de aquisição da linguagem;
(ii) práticos – desenvolver uma das duas propostas práticas delineadas na ementa.

Programa:
Conteúdo teórico:
1. Como as crianças adquirem linguagem
1.1. Principais questões e hipóteses
2. Desenvolvimento da linguagem
2.1. O papel da prosódia
2.2. Percepção categorial
2.3. Aquisição do sistema fonológico do português brasileiro
2.4. Aquisição do léxico
2.5. A emergência da sintaxe
2.6. Processos iniciais de escrita

Conteúdo prático:
Escolha, a partir dos interesses da turma, de uma das duas propostas práticas abaixo:
i) estudo de caso: aspectos da gramática adquirida e a comparação dos resultados com a gramática ensinada na escola, verificando distâncias entre o que a criança fala e o que a escola deve ensinar como norma culta;
Análise em grupo, a partir da proposta de uma série de temas (tais como concordância, realização de sujeito e objeto, uso de preposições, coordenação e subordinação, entre tantos outros), de transcrições de dados de produção espontânea em duas etapas distintas de desenvolvimento de uma criança (acervo CEDAE) e comparação com a transcrição de dados do NURC ou do Acervo Folha de SP; análise das diferenças encontradas; apresentação dos resultados da análise em sala; elaboração de um quadro geral comparativo.
ii) análise de textos escritos por alunos do ensino fundamental com problemas de escrita, visando verificar as hipóteses construídas pelo aluno e propor estratégias de ensino;
Os alunos serão incentivados a buscar corpora próprios; entretanto, corpora constituídos de redações em diferentes etapas da escolarização serão utilizados. Propõe-se fazer um levantamento dos problemas de escrita, de ordem ortográfica, para levar o aluno a refletir sobre a distinção entre grafia e ortografia, bem como refletir sobre o sistema fonológico da língua e as hipóteses que os alunos fazem; apresentação dos resultados em sala e elaboração de um quadro geral com os problemas detectados.

Bibliografia:
Castro, M.F. & R. A Figueira (2006) Aquisição de Linguagem. In: C. Pfeiffer & J. H. Nunes (orgs) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes.
Corrêa, L. S. (2006) (org) Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento lingüístico. RJ: Editora PUC Rio & Edições Loyola.
Costa, J. & Santos, A.L. (2003) A falar como os bebés. Lisboa: Caminho.
Finger, I. & R Quadros (2008) (orgs) Teorias de Aquisição da Linguagem. Fpolis: Editora UFSC.
Fletcher, P. & B. MacWhinney. (1997) (eds) Compêndio da linguagem da criança. PA: Artes Médicas.
Franchi, C. (1991) Criatividade e gramática. SP: Secretaria de Estado da Educação – São Paulo.
Fromkin, V. & Rodman, R. (1993) A fala dos bebés. In: Introdução à Linguagem. Coimbra: Livraria Almedina.
Grolla, E. & M. C. Figueiredo Silva (2014) Para conhecer Aquisição da Linguagem. SP: Editora Contexto.
Pilati, E. (2017) Linguística, Gramática e aprendizagem ativa. Campinas: Pontes Editores.
Scarpa, E.M. (2001) Aquisição da linguagem. In: A. C. Bentes & F. Mussalim (orgs), Introdução à Lingüística. Domínios e Fronteiras. Vol. 2. S.P.: Cortez.
Teles, E. R. (2013) A linguística e o ensino de ciência na escola. TCC apresentado ao curso de Letras, Unicamp.

Corpora:
Acervo Folha de São Paulo (http://acervo.folha.uol.com.br/)
Banco de redações infantis do 1º ao 4º ano do projeto "A relevância teórica dos dados singulares no processo de aquisição da linguagem escrita (Abaurre, Fiad e Mayrink Sabinson) – IEL/Unicamp.
Coleção Projeto de Aquisição da Linguem Oral. Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio – CEDAE – IEL/Unicamp.
Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta do Brasil. Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio – CEDAE – IEL/Unicamp.
Redações disponibilizadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) – Unicamp.

Critérios de Avaliação:
A nota do curso é determinada pelos seguintes componentes: Questionários (Q)=20%, Exercícios e análises (EX)=40% e Trabalho final e seminário (TF)=40%.

Observações: