DISCIPLINA | NOME | |||||
HL423-C | Aquisição da linguagem e ensino de língua | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Aquisição da língua materna. Fundamentos teóricos e metodológicos da investigação em aquisição da língua materna. Aspectos estruturais da aquisição da linguagem oral e da linguagem escrita. Análise de cenários pedagógicos dentre: (i) estudo de caso: aspectos da gramática adquirida e comparação com a gramática ensinada na escola; (ii) análise de problemas de escrita de alunos do ensino fundamental, visando verificar as hipóteses construídas pelo aluno; e (iii) manipulação de corpora de aquisição e outras fontes textuais, para uso em atividades de análise linguística para o ensino. | ||||||
Objetivos: |
||||||
(i) teóricos – discutir as principais hipóteses de aquisição da linguagem; discutir as etapas do processo de aquisição da linguagem; (ii) práticos – desenvolver uma das duas propostas práticas delineadas na ementa. |
||||||
Programa: |
||||||
Conteúdo teórico: 1. Como as crianças adquirem linguagem 1.1. Principais questões e hipóteses 2. Desenvolvimento da linguagem 2.1. O papel da prosódia 2.2. Percepção categorial 2.3. Aquisição do sistema fonológico do português brasileiro 2.4. Aquisição do léxico 2.5. A emergência da sintaxe 2.6. Processos iniciais de escrita Conteúdo prático: Escolha, a partir dos interesses da turma, de uma das duas propostas práticas abaixo: i) estudo de caso: aspectos da gramática adquirida e a comparação dos resultados com a gramática ensinada na escola, verificando distâncias entre o que a criança fala e o que a escola deve ensinar como norma culta; Análise em grupo, a partir da proposta de uma série de temas (tais como concordância, realização de sujeito e objeto, uso de preposições, coordenação e subordinação, entre tantos outros), de transcrições de dados de produção espontânea em duas etapas distintas de desenvolvimento de uma criança (acervo CEDAE) e comparação com a transcrição de dados do NURC ou do Acervo Folha de SP; análise das diferenças encontradas; apresentação dos resultados da análise em sala; elaboração de um quadro geral comparativo. ii) análise de textos escritos por alunos do ensino fundamental com problemas de escrita, visando verificar as hipóteses construídas pelo aluno e propor estratégias de ensino; Os alunos serão incentivados a buscar corpora próprios; entretanto, corpora constituídos de redações em diferentes etapas da escolarização serão utilizados. Propõe-se fazer um levantamento dos problemas de escrita, de ordem ortográfica, para levar o aluno a refletir sobre a distinção entre grafia e ortografia, bem como refletir sobre o sistema fonológico da língua e as hipóteses que os alunos fazem; apresentação dos resultados em sala e elaboração de um quadro geral com os problemas detectados. |
||||||
Bibliografia: |
||||||
Castro, M.F. & R. A Figueira (2006) Aquisição de Linguagem. In: C. Pfeiffer & J. H. Nunes (orgs) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes. Corrêa, L. S. (2006) (org) Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento lingüístico. RJ: Editora PUC Rio & Edições Loyola. Costa, J. & Santos, A.L. (2003) A falar como os bebés. Lisboa: Caminho. Finger, I. & R Quadros (2008) (orgs) Teorias de Aquisição da Linguagem. Fpolis: Editora UFSC. Fletcher, P. & B. MacWhinney. (1997) (eds) Compêndio da linguagem da criança. PA: Artes Médicas. Franchi, C. (1991) Criatividade e gramática. SP: Secretaria de Estado da Educação – São Paulo. Fromkin, V. & Rodman, R. (1993) A fala dos bebés. In: Introdução à Linguagem. Coimbra: Livraria Almedina. Grolla, E. & M. C. Figueiredo Silva (2014) Para conhecer Aquisição da Linguagem. SP: Editora Contexto. Pilati, E. (2017) Linguística, Gramática e aprendizagem ativa. Campinas: Pontes Editores. Scarpa, E.M. (2001) Aquisição da linguagem. In: A. C. Bentes & F. Mussalim (orgs), Introdução à Lingüística. Domínios e Fronteiras. Vol. 2. S.P.: Cortez. Teles, E. R. (2013) A linguística e o ensino de ciência na escola. TCC apresentado ao curso de Letras, Unicamp. Corpora: Acervo Folha de São Paulo (http://acervo.folha.uol.com.br/) Banco de redações infantis do 1º ao 4º ano do projeto "A relevância teórica dos dados singulares no processo de aquisição da linguagem escrita (Abaurre, Fiad e Mayrink Sabinson) – IEL/Unicamp. Coleção Projeto de Aquisição da Linguem Oral. Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio – CEDAE – IEL/Unicamp. Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta do Brasil. Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio – CEDAE – IEL/Unicamp. Redações disponibilizadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) – Unicamp. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
A nota do curso é determinada pelos seguintes componentes: Questionários (Q)=20%, Exercícios e análises (EX)=40% e Trabalho final e seminário (TF)=40%. | ||||||
Observações: |
||||||