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Linguística - Diurno - 2o semestre de 2022

DISCIPLINA NOME
HL335-A Laboratório de Fala, Leitura e Escrita

HORAS SEMANAIS
Teóricas Práticas Laboratório Orientação Distância Estudo em Casa Sala de Aula
0 1 1 0 0 0 2
Atividades Orientadas de Extensão Atividades Práticas de Extensão
0 0
No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 30 2 N 75 N

Ementa:
Prática de análise de textos orais e escritos por diferentes sujeitos (crianças, jovens, adultos, idosos).

Objetivos:
Expor o aluno a uma gama variada de produções orais e escritas, procedentes de diferentes sujeitos, em momentos distintos de seu percurso na língua. Proporcionar ao aluno um contato variado com diferentes tipos de textos falados e/ou escritos, desenhos e narrativas de crianças e jovens, dispostos em banco de dados públicos (CEDAE, Laboratório de Neurolinguística, ENEM PISA, PNAC, dentre outros).

Programa:
Metodologia de transcrição de dados de fala.

Atividades de escuta, interpretação e transcrição de trechos de diálogos entre diferentes sujeitos (adulto-criança; adulto afásico e não afásico, etc.) Aspectos estruturais dessa relação em diferentes momentos do percurso dos sujeitos na língua e no discurso.

Análise de Corpus do Projeto NURC.

Bibliografia:
Referências básicas:
Pereira de Castro, M.F. (1996) O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP
Pfeiffer, C.C. e Nunes J.H ( 2006) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes.
Lier-de Vitto e Arantes, L,. Faces da escrita. Linguagem, clínica, escola. Campinas: Mercado de Letras

Referências Complementares:
Serão adicionados posteriormente.

Critérios de Avaliação:
Os alunos serão avaliados quanto à participação nos encontros e no desenvolvimento das atividades propostas durante o curso.

Observações:

Plano de Trabalho:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECÍFICO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2022

TÓPICO: Análise gramatical em práticas de recepção e produção textual

OBJETIVOS
- Refletir sobre o lugar da análise gramatical no ensino básico.
- Explorar textos orais e escritos como campo de observação, descrição e análise de fatos gramaticais.
- Analisar dados de fala e escrita produzidos em contexto escolar, visando o mapeamento de fatos gramaticais relevantes em textos produzidos por estudantes.
- Estabelecer interfaces entre a análise gramatical (sintaxe e morfologia) e outros níveis de análise linguística no trabalho com produção e recepção textual.
- Desenvolver atividades didáticas voltadas à análise gramatical em articulação com práticas de recepção e produção textual.

PROGRAMA
1. O eixo "análise linguística" na BNCC. Conteúdos gramaticais no ensino de Língua Portuguesa. Gramática e letramento.
2. Formulação de generalizações e hipóteses gramaticais em práticas de análise linguística: para que serve?
3. Análise gramatical e práticas de leitura. "Efeitos de sentido" associados a fatos sintáticos e morfológicos.
4. Análise gramatical e práticas de escrita. As "situações-problema" como estratégia em práticas de produção textual e análise linguística.
5. Análise gramatical e oralidade. Contrastes gramaticais no "continuum" escrita-oralidade.
6. Análise linguística em práticas de leitura e escrita. Fatos gramaticais, discurso e argumentação.
7. Práticas de escrita e mapeamento/identificação de fatos linguísticos de base gramatical em diferentes gêneros discursivos.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Ao longo do curso, a turma irá participar da elaboração de oficinas de recepção e produção textual em articulação com práticas de análise linguística nos níveis sintático e morfológico, em interface com outros níveis de análise.

Os alunos serão avaliados quanto à participação nos encontros e no desenvolvimento das atividades propostas durante o curso.

OBS: A disciplina contará com a participação do Prof. Tiago Silva, que atua na rede pública de ensino e irá oferecer suporte crítico-reflexivo na elaboração e desenvolvimento das atividades propostas durante o curso.

BIBLIOGRAFIA
OBS: ESTA LISTA BIBLIOGRÁFICA É PRELIMINAR. OUTROS TÍTULOS SERÃO INDICADOS NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA.

ANTUNES, Irandé. (2010) Análise de textos – fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola.
AVELAR, Juanito. (2017) Saberes gramaticais – normas, formas e sentidos no espaço escolar. São Paulo: Parábola.
AVELAR, Juanito; SILVA, Tiago. (2022) Explorando a frase nominal em práticas de leitura, escrita e análise linguística. Olhares & Trilhas, v. 24(1), 1-28.
BAKHTIN, Mikhail. (2016) Os gêneros do discurso. 1ª ed. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34.
BAKHTIN, Mikhail. (2019) Questões de estilística no ensino da língua. 2ª ed. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34.
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. (2013) Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez.
FERRAREZI Jr., C.; Carvalho, Robson. (2015) Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
GERALDI, Wanderley (org.). (1997) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática.
GERALDI, Wanderley. (2015) Portos de Passagem. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
ILARI, Rodolfo. (1986) A Linguística e o ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes.
KATO, Mary. (2005) A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In M. A Marques et al. (orgs). Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (Universidade do Minho), 131-145.
KATO, Mary. A gramática nuclear e a Língua-I do brasileiro. In: Marco Antonio Martins (org.). Gramática e ensino. Natal: EDUFRN, 2013.
MARCUSHI, Luiz Antônio. (2008) Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola.
MARCUSHI, Luiz Antônio. (2010) Da fala para a escrita – Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez.
MENDONÇA, Márcia. (2006) Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um novo projeto. In: Clécio Bunzen; Márcia Mendonça (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola.
NEVES, Maria Helena de Moura. (2006) Texto e gramática. São Paulo: Contexto.
POSSENTI, Sirio. (1996) Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras.
ROJO, Roxane; Barbosa, Jacqueline. (2015) Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola.
VIEIRA, Sílvia; Brandão, Sílvia. (2007) Ensino de gramática: descrição e uso. Contexto: São Paulo.

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