Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 60 4 N 75 N

Ementa:
Aspectos sociais e históricos da diversidade linguística do Brasil: teoria e prática. Implicações para o ensino. Mód 1: Sociolinguística: dimensões históricas e socioculturais da linguagem, o campo da sociolinguística, variedades do português brasileiro e suas implicações para o ensino. Mód 2: Diversidade linguística e situações de contato linguístico nas sociedades indígenas do Brasil, bilinguismo e multilinguismo. Mód 3: Formação do português brasileiro: a questão das origens e o papel do contato com as línguas indígenas e africanas.

Objetivos:
Apresentar um panorama dos tópicos de interesse aos estudos sociolinguísticos.

Programa:
1. Contato linguístico, pidgins e crioulos, plurilinguismo, alternância de códigos
2. Variação e mudança linguística
3. Língua e identidade, significados sociais da variação
4. Planejamento linguístico

Bibliografia:
Alkmim, T. (2001) Sociolinguística (Parte 1) In: Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Fernanda Mussalim e Anna C. Bentes (Orgs.). São Paulo: Cortez Editora.
Brandão, S. (1991) A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática.
Camacho, R. G. (2001) Sociolinguística (Parte 2) In: Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Fernanda Mussalim e Anna C. Bentes (Orgs.). São Paulo: Cortez Editora.
Calvet, L.J. (2002) Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola.
Ilari, R.; Basso, R. (2006) O português da gente. A língua que falamos, a língua que estudamos. São Paulo: Contexto
Labov, W. (2008 [1972]) Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola.
Moura, H.M.M; Silva, F.L. (2000) O direito à fala. A questão do preconceito linguístico. Florianópolis: Insular.
Nogueira, C. M.A. (2010). Os significados sociais da variação estilística. Dissertação de mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem
Tarallo, F.; Alkmin, T. (1987) Falares crioulos: línguas em contato. São Paulo: Ática.

Bibliografia complementar
Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre.

Critérios de Avaliação:
Mód. 1 - Profa. Anna Bentes
a) produção de de gêneros acadêmicos (resenha e resumo), de entrevistas com os autores dos trabalhos resenhados, de gênero de divulgação científica;
b) apresentação de seminários sobre as obras resenhadas.
c) avaliação do trabalho de outra dupla;

Todas essas atividades são desenvolvidas individualmente ou em duplas.

Mód. 2 - Prof. Angel
- Apresentação de um seminário
- Um texto escrito a partir do seminário.
- Os seminários serão organizados em Grupos de Trabalho (máximo 4 integrantes por Grupo)
- Data de entrega dos trabalhos: a combinar

Mód. 3 - Prof. Emílio
Os alunos serão avaliados por meio da elaboração de um pequeno ensaio sobre temas abordados no módulo. a partir de questão proposta pelo professor.

Observações: