DISCIPLINA | NOME | |||||
HL083-C | Tópicos de Gramática | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Estudo de um ou mais temas em sintaxe e/ou morfologia. | ||||||
Objetivos: |
||||||
O objetivo do curso – ao adotar uma metodologia que considera o conhecimento gramatical internalizado dos estudantes inscritos – é possibilitar uma compreensão das regras da norma gramatical, i.e., das regras da gramática prescritiva, relativas ao conteúdo programático listado abaixo. | ||||||
Programa: |
||||||
1. O lugar da Gramática Normativa no ensino de língua portuguesa; 2. Concepções de língua, linguagem, gramáticas e normas; 3. Pontuação; 4. Regência verbal e nominal; 5. Emprego do acento grave indicador de crase; 6. Concordância verbal e nominal; 7. Colocação de pronomes; 8. Falta de paralelismo; 9. Incompletude associativa; 10. Ambiguidade (lexical, fonológica, sintática e semântica). Metodologia: - Aulas expositivas e expositivo-dialogadas; - Resolução de exercícios de concursos e reelaboração textual. NOTA: Incorporaremos alguns elementos basilares da metodologia gerativista, evocando, para isso, a intuição dos matriculados sobre os fatos gramaticais descritos através de uma comparação entre as regras da norma gramatical e da norma comum/standard do PB. |
||||||
Bibliografia: |
||||||
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. RJ: Lucerna, 2003. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 2.ed. RJ: Nova Fronteira, 1985. FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1981. LUFT, C.P. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 1999. MATEUS, M.H.M.; CARDEIRA, E. Norma e variação. Lisboa: Caminho, 2007. PIACENTINI, M.T.Q. Só vírgula: método fácil em vinte lições. 3.ed. São Carlos: EdUFSCar, 2012, 143p. ROCHA LIMA, C.H. Gramática normativa da língua portuguesa. 41.ed. RJ: José Olympio, 2001. TESCARI NETO, A.; PERIGRINO, M. Gramática na ponta do lápis. Ms. Unicamp, 2019. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
- Duas avaliações sobre o programa do curso - Participação na resolução dos exercícios em sala: até +0,5 a mais na nota final |
||||||
Observações: |
||||||
Plano de trabalho 1. Recursos tecnológicos: os alunos terão acesso ao GoogleClassroom da disciplina, onde serão postados os avisos relevantes e o textos de leitura; os encontros serão semanais e no horário da disciplina (para isso, utilizaremos a plataforma do Zoom ou do GoogleMeet – cujas informações serão disponibilizadas no GoogleClassroom). 2. Certificados de Estudos: Esta disciplina eletiva contempla dois dos doze créditos em eletivas exigidos pelo Certificados de Estudos em “Métodos Experimentais e Computacionais em Linguística” (do bacharelado em Linguística): https://is.gd/certificadodeestudos |