Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 30 2 N 75 N

Ementa:
Estudo de um ou mais temas em sintaxe e/ou morfologia.

Objetivos:
O objetivo do curso – ao adotar uma metodologia que considera o conhecimento gramatical internalizado dos estudantes inscritos – é possibilitar uma compreensão das regras da norma gramatical, i.e., das regras da gramática prescritiva, relativas ao conteúdo programático listado abaixo.

Programa:
1. O lugar da Gramática Normativa no ensino de língua portuguesa;
2. Concepções de língua, linguagem, gramáticas e normas;
3. Pontuação;
4. Regência verbal e nominal;
5. Emprego do acento grave indicador de crase;
6. Concordância verbal e nominal;
7. Colocação de pronomes;
8. Falta de paralelismo;
9. Incompletude associativa;
10. Ambiguidade (lexical, fonológica, sintática e semântica).

Metodologia:
- Aulas expositivas e expositivo-dialogadas;
- Resolução de exercícios de concursos e reelaboração textual.

NOTA: Incorporaremos alguns elementos basilares da metodologia gerativista, evocando, para isso, a intuição dos matriculados sobre os fatos gramaticais descritos através de uma comparação entre as regras da norma gramatical e da norma comum/standard do PB.

Bibliografia:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. RJ: Lucerna, 2003.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 2.ed. RJ: Nova Fronteira, 1985.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1981.
LUFT, C.P. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 1999.
MATEUS, M.H.M.; CARDEIRA, E. Norma e variação. Lisboa: Caminho, 2007.
PIACENTINI, M.T.Q. Só vírgula: método fácil em vinte lições. 3.ed. São Carlos: EdUFSCar, 2012, 143p.
ROCHA LIMA, C.H. Gramática normativa da língua portuguesa. 41.ed. RJ: José Olympio, 2001.
TESCARI NETO, A.; PERIGRINO, M. Gramática na ponta do lápis. Ms. Unicamp, 2019.

Critérios de Avaliação:
- Duas avaliações sobre o programa do curso
- Participação na resolução dos exercícios em sala: até +0,5 a mais na nota final

Observações:
Plano de trabalho

1. Recursos tecnológicos: os alunos terão acesso ao GoogleClassroom da disciplina, onde serão postados os avisos relevantes e o textos de leitura; os encontros serão semanais e no horário da disciplina (para isso, utilizaremos a plataforma do Zoom ou do GoogleMeet – cujas informações serão disponibilizadas no GoogleClassroom).

2. Certificados de Estudos: Esta disciplina eletiva contempla dois dos doze créditos em eletivas exigidos pelo Certificados de Estudos em “Métodos Experimentais e Computacionais em Linguística” (do bacharelado em Linguística): https://is.gd/certificadodeestudos