Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 60 4 N 75 N

Ementa:
Estudo de relações gramaticais na perspectiva da sintaxe gerativa.

Objetivos:
- Expor conceitos e pressupostos da sintaxe gerativa, à luz da Teoria de Princípios e Parâmetros
- Apresentar modelos de representação sintática para a estruturação sintagmática de constituintes
- Descrever e analisar propriedades sintáticas das línguas naturais

Programa:
- A linguagem como um sistema de representação mental
- Pressupostos e conceitos da Teoria de Princípios e Parâmetros
- Estrutura de constituintes e representação sintagmática
- Análise de padrões frásicos em línguas naturais

Bibliografia:
. CHOMSKY, N. 1986. "Knowledge of language, its nature, acquisition and use". Nova York: Praeger.
. HAEGEMAN, L. 1994. "Introduction to Government and Binding Theory". Oxford: Blackwell.
. MIOTO, C.; FIGUEIREDO SILVA, M. C. & Lopes, R. E. V. 2005. "Novo manual de sintaxe". Florianópolis: Editoria Insular.
. RAPOSO, E. 1992. "Teoria da Gramática - A faculdade da linguagem". Lisboa: Editorial Caminho.

OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre.

Critérios de Avaliação:
Os alunos irão desenvolver duas listas de atividades com o conteúdo trabalhado na disciplina. As datas de cada lista serão divulgadas pelo docente na primeira aula. É esperado que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de analisar relações gramaticais à luz de pressupostos teóricos de base gerativista, elaborar representações sintagmáticas à luz da Teoria X-Barra e argumentar sobre a natureza de diferentes fatos sintáticos, visando generalizações e hipóteses em torno de propriedades das línguas naturais, em especial as do português.

Observações:

Plano de Trabalho:
Recursos tecnológicos:
Aulas síncronas por meio do Zoom e disponibilização de materiais no Google Classroom. O endereço de acesso às aulas será divulgado até 10 minutos antes de cada encontro. Parte das aulas será gravada, a critério do docente.