DISCIPLINA | NOME | |||||
HL081-A | Estudos Gramaticais: Sintaxe | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Estudo de relações gramaticais na perspectiva da sintaxe gerativa. | ||||||
Objetivos: |
||||||
- Expor conceitos e pressupostos da sintaxe gerativa, à luz da Teoria de Princípios e Parâmetros - Apresentar modelos de representação sintática para a estruturação sintagmática de constituintes - Descrever e analisar propriedades sintáticas das línguas naturais |
||||||
Programa: |
||||||
- A linguagem como um sistema de representação mental - Pressupostos e conceitos da Teoria de Princípios e Parâmetros - Estrutura de constituintes e representação sintagmática - Análise de padrões frásicos em línguas naturais |
||||||
Bibliografia: |
||||||
. CHOMSKY, N. 1986. "Knowledge of language, its nature, acquisition and use". Nova York: Praeger. . HAEGEMAN, L. 1994. "Introduction to Government and Binding Theory". Oxford: Blackwell. . MIOTO, C.; FIGUEIREDO SILVA, M. C. & Lopes, R. E. V. 2005. "Novo manual de sintaxe". Florianópolis: Editoria Insular. . RAPOSO, E. 1992. "Teoria da Gramática - A faculdade da linguagem". Lisboa: Editorial Caminho. OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
Os alunos irão desenvolver duas listas de atividades com o conteúdo trabalhado na disciplina. As datas de cada lista serão divulgadas pelo docente na primeira aula. É esperado que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de analisar relações gramaticais à luz de pressupostos teóricos de base gerativista, elaborar representações sintagmáticas à luz da Teoria X-Barra e argumentar sobre a natureza de diferentes fatos sintáticos, visando generalizações e hipóteses em torno de propriedades das línguas naturais, em especial as do português. | ||||||
Observações: |
||||||
Plano de Trabalho: |
||||||
Recursos tecnológicos: Aulas síncronas por meio do Zoom e disponibilização de materiais no Google Classroom. O endereço de acesso às aulas será divulgado até 10 minutos antes de cada encontro. Parte das aulas será gravada, a critério do docente. |