DISCIPLINA | NOME | |||||
HL052-A | Psicolinguística | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
0 | 0 | 2 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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Problemas epistemológicos da psicologia da linguagem. A Psicolinguística nas suas relações com outras disciplinas recentes que abordam as relações entre mente e linguagem. Bases biológicas da linguagem. Cérebro e mente: os debates atuais e suas implicações para o campo. O papel da linguagem nas atividades mentais: percepção, atenção, memória, solução de problemas, a leitura e escrita. A organização mental e/ou comportamental do conhecimento linguístico. | ||||||
Objetivos: |
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Conhecer as principais técnicas e métodos de experimentação da psicolinguística. Prática em método experimental a partir de questões e dados psicolinguísticos. | ||||||
Programa: |
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1. Rápida revisão sobre a História da Psicolinguística - Psicologia Fisiológica, Psicofísica, Psicologia Experimental Psicolinguística. 2. Métodos Experimentais em ciências cognitivas e da linguagem - Paradigmas experimentais em psicolinguística - Ferramentas de medida do comportamento linguístico - Prática em desenho, programação, aplicação e análise de dados psicolinguísticos |
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Bibliografia: |
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1. HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS - WILSON, Robert A. & KEIL, Franck C. The MIT Encyclopedia of Cognitive Sciences (MITECS), MIT Press, 2001; (Capítulos 1 e 2) - PEREIRA, V. W.; ANDRADE, G. K.; COSTA, J. C.; PALUDO, T.; SARAIVA, J. R. (Org.). Compreensão e Processamento da Leitura: uma visão psicolinguística. 1a ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015; (Capítulos 1 - Histórico da Psicolinguística); disponível online em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/audio/cpl/ - LEVELT, Willem J.M. A history of Psycholinguistics: the pre-chomskyan era, Oxford, 2014 2. INTRODUÇÃO À EXPERIMENTAÇÃO EM LINGUÍSTICA - MAIA, Marcus (org.) Psicolinguística, Psicolinguísticas: Uma Introdução. Contexto, 208p. 2015; - FERNANDEZ, Eva. Fundamentals of Psycholinguistics, Wiley, 2010; - TRAXLER, Matthew; GERNBACHER, Morton A. Handbook of Psycholinguistics, (2nd Edition), Academic Press, 2006; 3. MÉTODOS EXPERIMENTAIS: - KANTOWITZ, et al. Psicologia Experimental: Psicologia para compreender a pesquisa em psicologia, Cengage Learning, 2006 - SAMPAIO, Thiago Oliveira da Motta. A escolha de software e hardware na psicolinguística: revisão e opinião. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11283> - PEIRCE, 2018: PsychoPy Manual 3.03: https://www.psychopy.org/PsychoPyManual.pdf - PEIRCE, J. W. PsychoPy - Psychophysics software in Python. Journal of Neuroscience Methods, Elsevier, v. 162, n. 1-2, p. 8-13, 2007. https://doi.org/10.1016/j.jneumeth.2006.11.017 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165027006005772?via%3Dihub 4. METACIÊNCIA - MUNAFÒ, M. R.; NOSEK, B. A.; BISHOP, D. V. M.; BUTTON, K. S.; CHAMBERS, C. D.; DU SERT, N. P.; SIMONSOHN, U.; WAGENMAKERS, E. J.; WARE, J. J.; IOANNIDIS, J. P. A. A manifesto for reproducible science. Nature Human Behaviour, Springer Nature, n.1, 2017. - OPEN Science Collaboration. Estimating the reproducibility of psychological science. Science, American Association for the Advancement of Science, v. 349, n. 6251, 2015. |
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Critérios de Avaliação: |
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Estudos Dirigidos + Trabalho final (até trio) / 2 | ||||||
Observações: |
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Plano de Trabalho: |
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Programa: 0. Panorama histórico do Pensamento científico 1. Rápida revisão sobre a História da Psicolinguística - Psicologia Fisiológica, Psicofísica, Psicologia Experimental Psicolinguística. 2. Métodos Experimentais em ciências cognitivas e da linguagem - Paradigmas experimentais em psicolinguística - Ferramentas de medida do comportamento linguístico - Prática em desenho, programação, aplicação e análise de dados psicolinguísticos 3. Questões de boas práticas Recursos tecnológicos Google Classroom, Google Meet, eventualmente vídeos gravados no youtube para aulas assíncronas (se necessário). |