Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 30 2 N 75 N

Ementa:
Fundamentos teóricos e metodológicos da investigação em aquisição da língua materna. Aspectos estruturais da aquisição da linguagem. Descrição de alguns fenômenos da aquisição do português como língua materna.

Objetivos:
Propiciar que o aluno desenvolva uma perspectiva madura sobre como abordar questões de aquisição da língua materna, melhore sua habilidade em lidar com corpora de dados de fala, no caso, de dados de aquisição (fala da criança e a fala dirigida a ela) e compreenda o potencial e a limitação deste tipo de recurso. Espera-se ainda que ele ou ela aprenda a formular questões concretas e específicas sobre linguagem e sua aquisição e usar dados espontâneos para sua investigação e conheça as técnicas experimentais existentes para pesquisa em aquisição da linguagem, para responder questões que dados espontâneos não permitem investigar. Que se encoraje a se tornar um estudante de linguística capaz de refletir sobre aspectos da aquisição, compreenda como a linguística nos permite compreender processos cognitivos e desenvolvimentais dos seres humanos e conheça as principais abordagens teóricas nos estudos de aquisição, seu alcance e suas diferenças fundamentais.

Programa:
1. Introdução à área de Aquisição de Linguagem
1.1.Metodologias de investigação
1.2 Cérebro e Linguagem
2. O processo de aquisição da linguagem
2.1 Aspectos estruturais
2.2 Dos sons às palavras
2.3 Emergência da sintaxe
2.4 Aspectos discursivos
2.5 Aquisição atípica da linguagem
3.Teorias de aquisição

Bibliografia:
Referências básicas:
Corrêa, L. S. (2006) (org.) Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico. RJ: Editora PUC Rio & Edições Loyola.
Costa, J. & Santos, A.L. (2003) A falar como os bebés. Lisboa: Caminho.
Finger, I. e Quadros, R. (orgs.) Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: editora UFSC.
Fromkin, V. & Rodman, R. (1993) A fala dos bebés. In: Introdução à Linguagem. Coimbra: Livraria Almedina.
Grolla, E. & M. C. Figueiredo Silva (2014) Para conhecer Aquisição da Linguagem. SP: Contexto.
Kail, M. (2013) Aquisição de Linguagem. SP: Parábola.

Referências complementares:
Edith L. Bavin (ed.), The Cambridge handbook of child language. Cambridge: Cambridge Univ. Press, pgs. 69-87.

Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre.

Critérios de Avaliação:
Avaliação na modalidade EAD "emergencial":
Estudo bibliográfico dirigido: 1 atividade sobre textos selecionados do roteiro de leitura que incluirá (i) um resumo e (ii) questões para avaliar a compreensão. Peso: 30%.
Prática de análise de dados: toda semana teremos atividades durante a aula (com alternativa assíncrona para os que perderem aulas). Peso: 40%.
Trabalho final em grupo + seminário: texto escrito final integrando os resultados das atividades práticas durante o semestre e relacionando com os textos lidos. Peso: 30%.
Obs.: Em caso de retorno às atividades presenciais, o esquema de avaliação pode ser revisto em comum acordo entre professor e alunos.

Observações:

Plano de Trabalho:
Roteiro exato de leituras: a ser apresentado no primeiro dia de aula.

Recursos tecnológicos:
Google Meet, Google Sala de Aula, email e aplicativo CLAN (transcrição de dados de aquisição). Haverá aulas virtuais no horário previsto para a aula presencial e estas serão gravadas.