Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 60 4 N 75 N

Ementa:
Processos cognitivos subjacentes à linguagem no contexto das ciências cognitivas: arquitetura mental e representação da linguagem. Processamento lexical e parsing; processamento de texto. Modelamento computacional.

Objetivos:
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de reconhecer o papel da ciência da linguagem dentro das ciências cognitivas e, também, a história e os principais temas dentro da Psicolinguística. Para tal, serão abordados temas como a relação mente/cérebro, o reconhecimento de outras mentes, fatores que levaram ao nascimento da Psicolinguística, Experimentação e modelos de processamento linguístico nos níveis fonológico, lexical e sintático.

Programa:
1. Reflexão sobre a autoconsciência e introdução ao problema mente/cérebro
2. Psicofísica, Psicologia Fisiológica e Psicologia Experimental
3. Nascimento e história da Psicolinguística
4. Processamento Sintático
5. Processamento Lexical
6. Processamento Fonológico
7. Modelos Psicológicos sobre Memória
8. Questões de Ética e de Metaciência
9. Noções de Divulgação Científica

Bibliografia:
Bibliografia Recomendada
-- História das Ciências Cognitivas
1) WILSON, Robert A. & KEIL, Franck C. The MIT Encyclopedia of Cognitive Sciences (MITECS), MIT Press, 2001; (Capítulos 1 e 2)
2) PEREIRA, V. W.; ANDRADE, G. K.; COSTA, J. C.; PALUDO, T.; SARAIVA, J. R. (Org.). Compreensão e Processamento da Leitura: uma visão psicolinguística. 1aed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015; (Capítulos 1 - Histórico da Psicolinguística);
--- disponível online em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/audio/cpl/
3) LEVELT, Willem J.M. A history of Psycholinguistics: the pre-chomskyan era, Oxford, 2014
4) GOODWIN, C. James, História da Psicologia moderna, Cultrix, 2010
5) SCHULTZ & SCHULTZ, História da Psicologia Moderna, Trilha, 2015
6) SAMPAIO, Tom. Coerção Aspectual: Uma abordagem Linguística da Percepção do Tempo, Tese de Doutorado em Linguística, UFRJ, 2015 (Capítulos 1 e 4);
7) International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, Elsevier (seções sobre linguística, psicolinguística, memória etc)
Acesso livre em redes cadastradas pela CAPES (Unicamp, Eduroam etc).
-- Introdução à Experimentação em Linguística
8) FERNANDEZ, Eva. Fundamentals of Psycholinguistics, Wiley, 2010;
9) TRAXLER, Matthew; GERNBACHER, Morton A. Handbook of Psycholinguistics, (2nd Edition), Academic Press, 2006

Textos alternativos serão indicados ao longo do semestre.

Critérios de Avaliação:
Estudos Dirigidos + Trabalho escrito final (até trio) / 2

Observações:

Plano de Trabalho:
Recursos tecnológicos
Google Classroom, Google Meet, eventualmente vídeos gravados no youtube para aulas assíncronas (se necessário).