DISCIPLINA | NOME | |||||
HL304-B | Introdução à Teoria Gramatical | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Introdução ao estudo teórico das relações gramaticais. | ||||||
Objetivos: |
||||||
- Introduzir os alunos ao estudo das relações gramaticais e representações estruturais - Desenvolver no aluno a reflexão sobre propriedades e fenômenos gramaticais |
||||||
Programa: |
||||||
- Conceitos de gramática - Itens lexicais e funcionais - Funções sintáticas e estrutura de constituintes - Papéis temáticos - Análise e representação de estruturas gramaticais |
||||||
Bibliografia: |
||||||
. GALVES, C. 2001. "Ensaios sobre a gramática do português brasileiro". Campinas: Editora da Unicamp. . KATO, M. & NASCIMENTO, M. 2014. "Gramática do português culto falado no Brasil", volume II: A construção da sentença. São Paulo: Contexto. . MATEUS, M. H. M. et al. 2003. "Gramática da língua portuguesa". 5ª ed. Lisboa: Caminho. . MIOTO, C.; FIGUEIREDO SILVA, M. C. & LOPES, R. E. V. 2005. "Novo manual de sintaxe". Florianópolis: Editoria Insular. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
Os alunos irão desenvolver duas listas de atividades com o conteúdo trabalhado na disciplina. As datas de cada lista serão divulgadas pelo docente na primeira aula. É esperado que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de reconhecer propriedades gramaticais de diferentes padrões frásicos e representar construções do português por meio de diagramas em árvore, recorrendo às noções de "função sintática", "classes de palavra" e "estruturação sintagmática". | ||||||
Observações: |
||||||
Plano de Trabalho: |
||||||
Recursos tecnológicos: Aulas síncronas por meio do Zoom e disponibilização de materiais no Google Classroom. O endereço de acesso às aulas será divulgado até 10 minutos antes de cada encontro. Parte das aulas será gravada, a critério do docente. |