Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 30 2 N 75 N

Ementa:
Introdução ao estudo teórico das relações gramaticais.

Objetivos:
- Introduzir os alunos ao estudo das relações gramaticais e representações estruturais
- Desenvolver no aluno a reflexão sobre propriedades e fenômenos gramaticais

Programa:
- Conceitos de gramática
- Itens lexicais e funcionais
- Funções sintáticas e estrutura de constituintes
- Papéis temáticos
- Análise e representação de estruturas gramaticais

Bibliografia:
. GALVES, C. 2001. "Ensaios sobre a gramática do português brasileiro". Campinas: Editora da Unicamp.
. KATO, M. & NASCIMENTO, M. 2014. "Gramática do português culto falado no Brasil", volume II: A construção da sentença. São Paulo: Contexto.
. MATEUS, M. H. M. et al. 2003. "Gramática da língua portuguesa". 5ª ed. Lisboa: Caminho.
. MIOTO, C.; FIGUEIREDO SILVA, M. C. & LOPES, R. E. V. 2005. "Novo manual de sintaxe". Florianópolis: Editoria Insular.

Critérios de Avaliação:
Os alunos irão desenvolver duas listas de atividades com o conteúdo trabalhado na disciplina. As datas de cada lista serão divulgadas pelo docente na primeira aula. É esperado que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de reconhecer propriedades gramaticais de diferentes padrões frásicos e representar construções do português por meio de diagramas em árvore, recorrendo às noções de "função sintática", "classes de palavra" e "estruturação sintagmática".

Observações:

Plano de Trabalho:
Recursos tecnológicos:
Aulas síncronas por meio do Zoom e disponibilização de materiais no Google Classroom. O endereço de acesso às aulas será divulgado até 10 minutos antes de cada encontro. Parte das aulas será gravada, a critério do docente.