Detalhes da disciplina

Versão para impressão
Linguística - Diurno - 1o semestre de 2021

DISCIPLINA NOME
HL120-A Linguagem e Investigação em Ciências Humanas

HORAS SEMANAIS
Teóricas Práticas Laboratório Orientação Distância Estudo em Casa Sala de Aula
2 2 0 0 0 0 4
Atividades Orientadas de Extensão Atividades Práticas de Extensão
0 0
No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 60 4 N 75 N

Ementa:
Estudo das diferentes teorias do social na história, assim como do que é fato social, visando à perspectiva dos estudos da linguagem.

Objetivos:
- Apresentar, debater e comparar diferentes pontos de vista sobre a constituição do objeto científico nas ciências de modo geral e na Linguística, de modo particular.
- Refletir sobre o lugar da linguagem nos estudos das Ciências Humanas.
- Discutir o “papel” ou “lugar” da linguagem na construção do conhecimento.

Programa:
A Língua como conhecimento
1.O lugar da linguagem na produção do conhecimento
2.Problemas centrais da filosofia da linguagem

2.Introdução à teoria da ciência
1.Ciência x não ciência
2.A natureza das explicações científicas
3.A noção de progresso da ciência
4.Filosofia da ciência natural

3.O drama das ciências sociais
1.Ciências naturais x ciências sociais
2.O lugar da linguagem nas ciências sociais
3.Positivismo, historicismo e marxismo

4.Ciências da Linguagem: os limites entre o natural e o social

Bibliografia:
BORGES NETO, J. Ensaios de filosofia da linguística. São Paulo: Parábola, 2004.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004.
HEMPEL, Carl. Filosofia das ciências naturais. Tradução de Plínio S. Rocha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. São Paulo: Cortez, 1994.

OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre.

Critérios de Avaliação:
Avaliação na modalidade EAD "emergencial":
Estudo bibliográfico dirigido: 1 atividade sobre textos selecionados do roteiro de leitura que incluirá (i) um resumo e (ii) questões para avaliar a compreensão. Peso: 30%.
Atividades em aula (em grupo e individuais): toda semana teremos atividades durante a aula (com alternativa assíncrona para os que perderem aulas). Peso: 40%.
Trabalho final em trios: texto escrito final integrando as atividades durante o semestre e relacionando com os textos lidos; opcionalmente, o trio pode escolher uma questão vista para aprofundar com outras leituras. Peso: 30%.
Obs.: Em caso de retorno às atividades presenciais, o esquema de avaliação pode ser revisto em comum acordo entre professor e alunos.

Observações:

Plano de Trabalho:
Roteiro exato de leituras: a ser apresentado no primeiro dia de aula.

Recursos tecnológicos:
Google Meet, Google Sala de Aula e email. Haverá aulas virtuais no horário previsto para a aula presencial e estas serão gravadas.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.