DISCIPLINA | NOME | |||||
HL120-A | Linguagem e Investigação em Ciências Humanas | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Estudo das diferentes teorias do social na história, assim como do que é fato social, visando à perspectiva dos estudos da linguagem. | ||||||
Objetivos: |
||||||
- Apresentar, debater e comparar diferentes pontos de vista sobre a constituição do objeto científico nas ciências de modo geral e na Linguística, de modo particular. - Refletir sobre o lugar da linguagem nos estudos das Ciências Humanas. - Discutir o “papel” ou “lugar” da linguagem na construção do conhecimento. |
||||||
Programa: |
||||||
A Língua como conhecimento 1.O lugar da linguagem na produção do conhecimento 2.Problemas centrais da filosofia da linguagem 2.Introdução à teoria da ciência 1.Ciência x não ciência 2.A natureza das explicações científicas 3.A noção de progresso da ciência 4.Filosofia da ciência natural 3.O drama das ciências sociais 1.Ciências naturais x ciências sociais 2.O lugar da linguagem nas ciências sociais 3.Positivismo, historicismo e marxismo 4.Ciências da Linguagem: os limites entre o natural e o social |
||||||
Bibliografia: |
||||||
BORGES NETO, J. Ensaios de filosofia da linguística. São Paulo: Parábola, 2004. CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004. HEMPEL, Carl. Filosofia das ciências naturais. Tradução de Plínio S. Rocha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. São Paulo: Cortez, 1994. OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
Avaliação na modalidade EAD "emergencial": Estudo bibliográfico dirigido: 1 atividade sobre textos selecionados do roteiro de leitura que incluirá (i) um resumo e (ii) questões para avaliar a compreensão. Peso: 30%. Atividades em aula (em grupo e individuais): toda semana teremos atividades durante a aula (com alternativa assíncrona para os que perderem aulas). Peso: 40%. Trabalho final em trios: texto escrito final integrando as atividades durante o semestre e relacionando com os textos lidos; opcionalmente, o trio pode escolher uma questão vista para aprofundar com outras leituras. Peso: 30%. Obs.: Em caso de retorno às atividades presenciais, o esquema de avaliação pode ser revisto em comum acordo entre professor e alunos. |
||||||
Observações: |
||||||
Plano de Trabalho: |
||||||
Roteiro exato de leituras: a ser apresentado no primeiro dia de aula. Recursos tecnológicos: Google Meet, Google Sala de Aula e email. Haverá aulas virtuais no horário previsto para a aula presencial e estas serão gravadas. |