Skip links

Afastamento

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Início

 A solicitação para afastamento no país até 90 dias deve ser feita no sistema Vida Funcional Online e requer a aprovação da chefia imediata. Caso o servidor tenha designação,  a aprovação será responsabilidade da chefia correspondente a essa designação, seja ela interna ou externa ao IEL.

O acesso ao sistema pode ser feito usando o usuário/senha Sise (mesmo do e-mail @unicamp) seguindo os passos abaixo:
– Na tela inicial, posicionar o cursor no icone localizado no canto superior direito da tela e clicar em “Férias, Afastamentos e Licença Prêmio”;
– No menu, clicar em “Afastamento” e “Solicitar afastamento no país”.

O prazo para inserção das solicitações no sistema é de até 7 dias antes do início do afastamento. 

Obs: Em geral, esses tipos de afastamentos não geram descontos no VR, salvo se for pago diária para o período.

Afastamento para o exterior por motivo de pesquisas, especializações, congressos, conferências, simpósios, encontros, visitas técnicas, reuniões científicas e projetos de interesse da Universidade, correspondente ao período em que o servidor deixa de exercer suas funções dentro da Universidade no prazo máximo de 90 dias, autorizado pelo diretor da Unidade/Órgão e observadas as legislações vigentes.

A solicitação para afastamento no exterior até 90 dias deve ser feita no sistema Intranet e requer a aprovação da chefia imediata. Caso o servidor tenha designação, a aprovação será responsabilidade da chefia correspondente a essa designação. Assim, considerando que este é um sistema interno do IEL, caso a chefia do cargo do docente seja externa ao Instituto, quem fará a aprovação nesta primeira etapa será o chefe do respectivo departamento no IEL.

O prazo para inserção da solicitação no sistema é de até 10 dias antes do início do afastamento.

Após aprovação da solicitação pela chefia imediata, o RH local inserirá os dados da solicitação do afastamento no Sistema Gestão de Pessoas e submeterá para análise e aprovação do dirigente da Unidade/Órgão. Se aprovado, a DGRH analisará a solicitação, providenciará a publicação da Portaria de Afastamento no DOE e a encaminhará à DGA para a contratação do seguro internacional.

Para acessar o tutorial do sistema intranet para inserção da solicitação de afastamento clique aqui

Para mais informações, acesse: https://www.dgrh.unicamp.br/produtos/afastamento-exterior/

Afastamento por motivo de pós-doutorado, correspondente ao período em que o servidor deixa de exercer suas funções dentro da Universidade pelo prazo máximo de 2 anos, mediante autorização das instâncias superiores e observadas as legislações vigentes.

Para solicitar afastamento para pós-doutorado, o interessado deve inserir a solicitação de afastamento superior a 90 dias no sistema Intranet e encaminhar a documentação indicada abaixo, com no mínimo 6 meses de antecedência do início do afastamento, pelo e-mail rhiel@unicamp.br:

– Solicitação de afastamento, especificando datas previstas para o seu início e término;
– Plano de pesquisa e trabalho, com cronograma de desenvolvimento;
– Comprovante de aceite pela instituição onde será desenvolvido o programa;
Termo de Confissão de Responsabilidade e Assunção de Encargo Financeiro;
Procuração de representação de interesses junto à Unicamp;
Declaração RDIDP;

A solicitação e os demais documentos serão submetidos ao Departamento para análise e aprovação e a Congregação/IEL para homologação. Só então o processo será encaminhado para análise e aprovação final da Comissão Central de Recursos Humanos – CCRH (prazo de no mínimo 60 dias) e então seguirá para as providências da DGRH, incluindo a publicação no Diário Oficial e outras medidas cabíveis.

Conforme consta na Deliberação CONSU-A-014/2015, após o término do período de afastamento, dentro do prazo máximo de 60 dias, o servidor deverá ter aprovado pela Congregação ou instância equivalente da Unidade a que estiver subordinado relatório acadêmico detalhado das atividades desenvolvidas durante a sua vigência.

A contratação do plano de seguro internacional realizada pela Unicamp terá vigência máxima de 90 (noventa) dias consecutivos. Para viagens com duração superior a 90 dias, a responsabilidade pela contratação do seguro internacional, a partir do 91º dia até o último dia da viagem, é do próprio servidor, que deverá providenciar um seguro que cubra despesas médico-hospitalares, repatriação médica e funeral, morte acidental e invalidez permanente total ou parcial decorrente de acidente, nos termos do artigo 3º da Deliberação CONSU-A-1/2012 .O comprovante do seguro complementar deverá ser enviado por e-mail ao RH/IEL, para juntada no processo de afastamento, e encaminhamento à DGRH. Se o documento estiver em outro idioma, o dirigente da Unidade/Órgão atestará no Sistema Gestão de Pessoas que o seguro atende ao disposto na Deliberação CONSU-A-001/2012.

O servidor deverá aguardar em exercício o deferimento de sua solicitação de afastamento.

Para mais informações, acesse: https://www.dgrh.unicamp.br/produtos/afastamento-pos-doutorado/

Pular para o conteúdo