![]() | Cláudia Hilsdorf Rocha Professora Livre-Docente do Departamento de Linguística Aplicada Bolsista PQ2-CNPq Linha de pesquisa: Linguagens e Educação Linguística |
Formação Acadêmica
Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), com mestrado (2006) e doutorado (2010) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora Livre Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. É bolsista produtividade em pesquisa - CNPq (307149/2023-4). Assumiu a coordenação do PPG-LA entre 2015 e 2017. Fez estudos pós-doutorais pelo Departamento de Letras Modernas da USP, com estágio como professora visitante no Centro de Globalização e Estudos Culturais da Universidade de Manitoba (Canadá). Foiprofessora visitante no Instituto de Educação da Universidade de Londres (Institute of Education/University College London) entre março e julho de 2018. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atuou como professora de língua inglesa no curso de Letras da PUCCAMP em 2009 e no Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP entre 2010 e 2013. Foi Coordenadora da Secretaria de Extensão do referido Centro no biênio 2010-2012. Foi secretária da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (2011-2013). Seus interesses de pesquisa envolvem ensino de inglês e português como línguas estrangeiras/adicionais em sua interface com as tecnologias, formação de professores; ambientes digitais e material didático, sob a perspectiva dos gêneros discursivos, da translinguagem e dos letramentos. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Educação Linguística, Virtualidade e Sustentabilidade (CNPq/UNICAMP) e coordenou o grupo E-Lang juntamente com a Profa Dra Denise Bertoli Braga (UNICAMP) entre 2024 e 2024. Integra o Projeto Nacional de Letramentos (USP/CNPq).
Currículo Lattes
Interesses de Pesquisa
LINHA: Linguagem e Educação Linguística
Tem interesse em orientar pesquisas ligadas ao ensino-aprendizagem de inglês e de português como língua estrangeira/adicional, com foco em:
a) Multi/Novos letramentos, translinguagem e gêneros discursivos em práticas pedagógicas;
b) Elaboração e avaliação de cursos virtuais e de materiais didáticos (impressos e digitais);
c) Políticas de ensino de línguas e propostas curriculares;
d) Formação de professores;
e) Tecnologias digitais (móveis), ambientes virtuais de aprendizagem e cursos online abertos e massivos (Massive Open Online Courses - MOOCs).
d) Educação linguística, decolonialidade e Sustentabilidade
Grupo de Pesquisa (CNPq/UNICAMP):Educação Linguística, Virtualidade e Sustentabilidade
Contato
chr@unicamp.br
Sala: D.2.10 - Sala de Docente
Bloco IVa - Pavilhão Docentes - Pisos superiores