Em 1º de outubro, a Coordenadoria de Extensão do IEL promoverá o I Encontro de Extensão do instituto, com o intuito de debater conceitualmente a Extensão Universitária e apresentar à nossa comunidade ações de referência do IEL e da Unicamp. Todas as atividades acontecerão no Anfiteatro do IEL.
Pela manhã, em nossa mesa de abertura, contaremos com a presença do prof. Rubens Bedrikow (docente da FCM e Assessor da Pró-Reitoria de Extensão, Esportes e Cultura da Unicamp), da profa. Josely Rimoli (docente da FCA e coordenadora do Programa Colmeia) e da nossa Coordenadora de Extensão, profa. Lilian Abram.
No período da tarde, teremos dois blocos de debates: no primeiro, abordaremos o impacto da extensão na sociedade, apresentando ações do IEL que já se relacionam de maneira consolidada com a comunidade externa e apresentam resultados significativos. No segundo, traremos o aspecto mais acadêmico da extensão, abordando sua importância na formação dos nossos discentes.
À noite, teremos o lançamento de duas obras publicadas pelos nossos docentes via edital “Pesquisa e Ensino na Extensão Universitária da Unicamp”, da Série Extensão Universitária da Editora da Unicamp, com a presença dos autores para um bate-papo, e um coquetel ao final.
Durante todo o dia, ficarão expostos, próximo ao Anfiteatro, banners com informações sobre demais ações de extensão vigentes no IEL.
Programação completa:
|
10h – 12h |
MESA DE ABERTURA | Profa. Dra. Lilian Abram: Coordenadora de Extensão do IEL
Prof. Dr. Rubens Bedrikow: Assessor Docente da ProEEC Profa. Dra. Josely Rimoli: Idealizadora do Programa Colmeias |
|
14h – 15h45 |
MESA 1
|
Centro de Convivência de Afásicos: Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry
Projeto de Leitura em Penitenciárias Femininas “Caminhos da Liberdade”: Profa. Dra. Márcia A. de Abreu Celpe Bras: Profa. Dra. Ana Cecília Cossi Bizon |
|
15h45 16h15 |
COFFEE BREAK |
– |
|
16H15 – 18H |
MESA 2 |
Cursinho Popular Entrenós: Profa. Dra. Jacqueline P. Barbosa Editora-escola Asa da Palavra: Profa. Dra. Márcia A. de Abreu Dicionário Guarani-Nhadewa // Português e Vocabulário da língua Kiriri de Mirandela/Marcação: Profa. Dra. Ivana Ivo |
|
18H – 19H |
LANÇAMENTO DE LIVROS & COQUETEL |
Divulgação científica, produção textual e práticas extensionistas (Editora da Unicamp, 2025) Autores: Anna Christina Bentes, Caio Mira e Anderson Carnin Gramática e formação de professores de Língua Portuguesa (Editora da Unicamp, 2025) Autor: Aquiles Tescari Neto |

