O GEFF reúne pesquisadores e alunos interessados em investigar questões de pesquisa e ensino que envolvem a Comparação de Locutor para fins forenses.
No IEL temos Grupos, Núcleos, Laboratórios e Centros de Pesquisa. Nestes, interagem pesquisadores da IES, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores externos, organizados em torno de linhas de pesquisa e de uma liderança, representa a busca por experiências compartilhadas e o compromisso com uma produção científica, tecnológica e artística regular e de qualidade. A formação de grupos se dá via cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Núcleos, Laboratórios e Centros, são estruturas pertencentes ao IEL e se caracteriza pela associação de Pesquisadores integrantes de um ou mais Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, alunos, pesquisadores externos comprometidos com o desenvolvimento de atividades de investigação científica relacionadas a uma área do conhecimento e a uma problemática comum de investigação. Sua criação ocorre via Secretaria de Pesquisa.
O GEFF reúne pesquisadores e alunos interessados em investigar questões de pesquisa e ensino que envolvem a Comparação de Locutor para fins forenses.
O Grupo de Estudos de Prosódia da Fala (GEPF) reúne pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas e de outras universidades. Todos os trabalhos sendo conduzidos se enquadram na pesquisa experimental, cobrindo as áreas de Fonética, Patologia e Ciências da fala. Sua finalidade é incentivar e realizar pesquisa na área de Prosódia da Fala através de atividades diversas como ensino, oficinas de trabalho, palestras e incentivo à participação em congressos nacionais e internacionais.
Estudar as condições de funcionamento dos textos-fórmula, especialmente sua ligação com as “verdades” correntes, por um lado, e como pretensas formulações de verdades, por outro. Estudar os clichês, lugares de sentido estabilizado, derivados dos textos-fórmula. Estudar a ligação entre estereótipos e humor. Estudar a relação entre ethos e estereótipos. Estudar os idiomatismos, lugar de relação particular entre forma e sentido. Estudar os slogans, textos-fórmula que se fundam em ou impõem verdades comuns.
O Projeto CoLHIBri tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o cotidiano, em seus diversos funcionamentos, na História das Ideias Linguísticas do Brasil. O Projeto está ligado ao Grupo de Pesquisa no CNPq: O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas, que tem como líderes as profas. Ana Cláudia Fernandes Ferreira e Carolina Padilha Fedatto. São três as linhas de pesquisa do projeto e do grupo de pesquisa:
O VARIEM - Laboratório Variação, Identidade, Estilo e Mudança - é um laboratório no Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP voltado ao desenvolvimento de pesquisas sobre variação e mudança linguística, sob coordenação da professora Livia Oushiro.O grupo de estudos se reúne regularmente para discutir as pesquisas dos membros, apresentações futuras, leituras, ou simplesmente conversar sobre variação e sobre Linguística!Mais informações podem ser obtidas pelo email variem@iel.unicamp.br.
Duas tarefas essenciais à aquisição lexical são objeto desta proposta de pesquisa: mapear palavras a sentidos e categorizar as palavras. Quanto à primeira, um dos principais obstáculos (para a criança) é o "problema gavagai" que diz respeito à indeterminação referencial dos enunciados, isto é, à dificuldade de vinculá-los a sentidos de modo consistente. Entre outras estratégias, a aprendizagem trans-situacional parece ter aí um papel importante.
O ForMA congrega pesquisadores que desenvolvem investigações a partir de modelos formais para análise e descrição gramatical (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), mudança linguística e/ou aquisição da linguagem à luz de pressupostos gerativistas. O objetivo é fomentar pesquisas, eventos e discussões na confluência desses campos de estudo, a partir de desdobramentos da Teoria de Princípios e Parâmetros.
Objetivos
Este grupo congrega pesquisadores inscritos no domínio da Análise de Discurso e da Psicanálise, sustentados em uma posição materialista sobre o funcionamento da linguagem e das línguas em sua relação com a dimensão da história e do inconsciente. O objetivo deste grupo é produzir reflexões tendo como base duas formulações: a primeira do campo da Análise de Discurso, de Michel Pêcheux: “Há um real da língua. Há um real da história. Há um real do inconsciente”; a segunda vem de Lacan, quando afirma: “O inconsciente é a política”.
O LaCaSa é um dos laboratórios do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Temos particular interesse pelo estudo das categorias que integram a projeção estendida do verbo (ou oração), das que integram a expressão nominal, bem como das que integram qualquer outro domínio estendido. Nos interessamos também por questões relacionadas ao ensino de gramática - tanto na Educação Básica como na formação e na atualização de professores.
O Centro de Pesquisas Margens: práticas de linguagem, confluência de culturas foi criado em 2009, pelas professoras Anna Christina Bentes, do Departamento de Linguística, Suzi Sperber, do Departamento de Teoria Literária, Roxane Rojo, do Departamento de Linguística Aplicada e pelo professor Marcelo Buzatto, também do Departamento de Linguística Aplicada. Naquele momento, o Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP estava incentivando a formação de grupos de pesquisa interdisciplinares que reunisse professores dos três departamentos, de Linguística, de Teoria Literária e de Linguística
Este grupo de pesquisa concebe a abordagem da língua(gem) a partir de uma teoria da prática social, focando precisamente nas relações entre a ação verbal, o sistema linguístico e outros sistemas semióticos, e as idéias que os falantes possuem sobre a língua e sobre o mundo social do qual fazem parte.
Neste projeto pretendo analisar como as categorizações sociais, a ativação/manutenção de determinados tópicos discursivos e o estabelecimento de determinadas relações intertextuais auxiliam na estruturação de um mapa de coletivos de mulheres, MAMU, elaborado por Maria Carolina Machado e disponibilizado digitalmente a partir de 2014. A principal tarefa desse mapa é a de contribuir para a organização das mulheres brasileiras na luta por seus direitos. Essa proposta encontra apoio do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp, ao qual estou filiada como pesquisadora desde 2018.
GRUPO DE PESQUISA COGITES: COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E SIGNIFICAÇÃOHistóricoAo longo de seus quase 20 anos de existência, o grupo de pesquisa COGITES (Cognição, Interação e Significação) por nós coordenado, realizou vários estudos individuais e coletivos financiados por diferentes organismos de apoio e fomento, bem como se engajou na promoção de eventos científicos de âmbito nacional (como duas edições da Conferência Linguística e Cognição e as quatro edições do Colóquio Linguagem e Cognição em Interação).Um dos grupos de pesquisa abrigados no centro de pesquisa Laboratório de Fonética e Psicoli
O grupo tem por meta realizar a tradução e análise, além da divulgação, de textos produzidos no âmbito das três disciplinas especialmente ligadas à palavra na Antiguidade Romana (Gramática, Retórica e Poética), mas também na Idade Média Latina, com vistas a compreender, num sentido mais amplo,como a linguagem e as línguas se apresentam nelas como objeto de estudo e, secundariamente, sua repercussão na posteridade.
O grupo de pesquisa Mulheres em Discurso (MulherDis) foi criado em 2013 por ocasião do projeto de pesquisa MULHERES EM DISCURSO. Lugares de enunciação e processos de subjetivação, aprovado na Chamada Universal do CNPq, processo 307842/2017-7. Desde então está em atividade, nucleando alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores colaboradores que desenvolvem seu estágio pós-doutoral conosco.
Este projeto tem por objetivo compilar um Corpus de materiais escritos produzidos desde 2011 no contexto de duas disciplinas obrigatórias do curso sequencial ProFIS. Esse material tem sido armazenado em arquivo convencional (papel e imagem) para uso de professores de leitura e escrita acadêmicas do DLA do IEL em seus programas de ensino, testagem e pesquisa sobre usos da língua e das convenções da escrita por alunos ingressantes não selecionados pelo crivo do vestibular.
Criado em 2013, o grupo têm vocação interdisciplinar, embora tome o problema da produção do sentido como central na construção de seus objetos e perguntas de pesquisa.
O grupo se interessa por pesquisar o ensino de lìngua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular.
O Grupo de pesquisa "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA POR MEIO DA HIPERMÍDIA" envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, concentrando pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; novos/ multiletramentos e formação de professores; produção textual e ética na internet.
Grupo que reúne pesquisadores que estudam a linguagem nas dimensões das subjetividades, das identidades sociais e da política, por uma perspectiva intercultural e transdisciplinar (nossos múltiplos nós). O objetivo do grupo é proporcionar um espaço para a reflexão sobre a memória e os direitos humanos no tecido das linguagens, a partir da materialidade dos dispositivos institucionais, dos artefatos culturais, dos arquivos e das práticas sociais, como temas que afetam e são afetados por sentimentos que operam na construção das alteridades e nas práticas de self.
Nosso grupo de pesquisa tem pesquisadores e estudantes interessados em teorias e práticas de tradução de diversas áreas, como tradução audiovisual, tradução automática, textos especializados, textos literários, etc. Também trabalhamos com a formação de tradutores e educadores de tradução. Desde 2010, organizamos o evento “E por falar em tradução”, realizado bianualmente no IEL-Unicamp, no qual são enfatizadas atividades práticas, por meio de minicursos e oficinas oferecidos por pesquisadores e profissionais renomados.
O TECLE tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre a educação linguística na atualidade, em especial sobre os novos e multiletramentos e suas formas de integração aos currículos e às práticas pedagógicas de ensino de línguas (nativa e adicionais).
Grupo de pesquisa dedicado à história do romance, da formação do gênero às experiências de produção e recepção em contextos específicos. Os projetos desenvolvidos concentram-se nas literaturas de língua portuguesa, inglesa e francesa entre os séculos XVIII e XX.
Kaliban é um centro de pesquisa liderado pelos Professores Alfredo Cesar Melo (DLT) e Elena Brugioni (DTL) e que procura examinar as interseções entre estudos pós-coloniais e literatura mundial. A parte dedicada aos Estudos Pós-Coloniais do Kaliban tem a urgente tarefa de contribuir para a provincianização dos estudos pós-coloniais, isto é, a tarefa de compreender as várias reflexões críticas sobre os efeitos do colonialismo, em suas diferentes configurações históricas e políticas, como um arquivo de saberes pós-coloniais (com potencial descolonizante), que deve estar à dis
U-TOPOS - Centro de Pesquisa sobre Utopia
O Exodus - Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e outras regiões é centrado no exame de um duplo e conflituoso processo de exclusão, envolvendo tanto os grupos de deslocados internos e externos em relação à atual conjuntura da globalização quanto as minorias já apagadas pelo moderno projeto de estado-nação.