Núcleo de estudos em Gramática Formal, Mudança e Aquisição

ForMA
Categoria:
Núcleo de Pesquisa

O ForMA congrega pesquisadores que desenvolvem investigações a partir de modelos formais para análise e descrição gramatical (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), mudança linguística e/ou aquisição da linguagem à luz de pressupostos gerativistas. O objetivo é fomentar pesquisas, eventos e discussões na confluência desses campos de estudo, a partir de desdobramentos da Teoria de Princípios e Parâmetros.

Objetivos

• Fomento a investigações que congreguem as áreas de gramática (sintaxe, fonologia, morfologia e semântica), mudança e aquisição, na perspectiva da Teoria Gerativa.
  • Promoção de eventos nas áreas compreendidas pelo núcleo. Os eventos irão desde a orientação conjunta de alunos com apresentação e discussão de seus projetos a seminários, oficinas, e, finalmente, a realização de eventos nacionais e internacionais;
  • Busca de convênios com outras universidades do Brasil e do exterior, visando ao estabelecimento de intercâmbios entre membros do núcleo e de outros centros de pesquisa, assim como ao desenvolvimento de projetos conjuntos;
  • Visibilidade a projetos individuais e/ou conjuntos de seus membros permanentes e associados, bem como das atividades em desenvolvimento.

​Nossa Equipe

A equipe do ForMA, atualmente coordenado pelo Professor Pablo Faria, é composto por Professores e Professores Colaboradores do Departamento de Linguística (DL) do IEL - Unicamp. Além dos Professores, compõem o núcleo alunos da pós-graduação e da graduação, interessados em sintaxe formal e sua interface (fonologia, morfologia, semântica, aquisição).

Departamento do lider:
Departamento de Linguística