DISCIPLINA | NOME | |||||
HL335-A | Laboratório de Fala, Leitura e Escrita | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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Prática de análise de textos orais e escritos por diferentes sujeitos (crianças, jovens, adultos, idosos). | ||||||
Objetivos: |
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Expor o aluno a uma gama variada de produções orais e escritas, procedentes de diferentes sujeitos, em momentos distintos de seu percurso na língua. Proporcionar ao aluno um contato variado com diferentes tipos de textos falados e/ou escritos, desenhos e narrativas de crianças e jovens, dispostos em banco de dados públicos (CEDAE, Laboratório de Neurolinguística, ENEM PISA, PNAC, dentre outros). | ||||||
Programa: |
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Metodologia de transcrição de dados de fala. Atividades de escuta, interpretação e transcrição de trechos de diálogos entre diferentes sujeitos (adulto-criança; adulto afásico e não afásico, etc.) Aspectos estruturais dessa relação em diferentes momentos do percurso dos sujeitos na língua e no discurso. Análise de Corpus do Projeto NURC. |
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Bibliografia: |
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Referências básicas: Pereira de Castro, M.F. (1996) O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP Pfeiffer, C.C. e Nunes J.H ( 2006) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes. Lier-de Vitto e Arantes, L,. Faces da escrita. Linguagem, clínica, escola. Campinas: Mercado de Letras Referências Complementares: Serão adicionados posteriormente. |
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Critérios de Avaliação: |
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Os alunos serão avaliados quanto à participação nos encontros e no desenvolvimento das atividades propostas durante o curso. | ||||||
Observações: |
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Plano de Trabalho: |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECÍFICO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2022 TÓPICO: Análise gramatical em práticas de recepção e produção textual OBJETIVOS - Refletir sobre o lugar da análise gramatical no ensino básico. - Explorar textos orais e escritos como campo de observação, descrição e análise de fatos gramaticais. - Analisar dados de fala e escrita produzidos em contexto escolar, visando o mapeamento de fatos gramaticais relevantes em textos produzidos por estudantes. - Estabelecer interfaces entre a análise gramatical (sintaxe e morfologia) e outros níveis de análise linguística no trabalho com produção e recepção textual. - Desenvolver atividades didáticas voltadas à análise gramatical em articulação com práticas de recepção e produção textual. PROGRAMA 1. O eixo "análise linguística" na BNCC. Conteúdos gramaticais no ensino de Língua Portuguesa. Gramática e letramento. 2. Formulação de generalizações e hipóteses gramaticais em práticas de análise linguística: para que serve? 3. Análise gramatical e práticas de leitura. "Efeitos de sentido" associados a fatos sintáticos e morfológicos. 4. Análise gramatical e práticas de escrita. As "situações-problema" como estratégia em práticas de produção textual e análise linguística. 5. Análise gramatical e oralidade. Contrastes gramaticais no "continuum" escrita-oralidade. 6. Análise linguística em práticas de leitura e escrita. Fatos gramaticais, discurso e argumentação. 7. Práticas de escrita e mapeamento/identificação de fatos linguísticos de base gramatical em diferentes gêneros discursivos. METODOLOGIA E AVALIAÇÃO Ao longo do curso, a turma irá participar da elaboração de oficinas de recepção e produção textual em articulação com práticas de análise linguística nos níveis sintático e morfológico, em interface com outros níveis de análise. Os alunos serão avaliados quanto à participação nos encontros e no desenvolvimento das atividades propostas durante o curso. OBS: A disciplina contará com a participação do Prof. Tiago Silva, que atua na rede pública de ensino e irá oferecer suporte crítico-reflexivo na elaboração e desenvolvimento das atividades propostas durante o curso. BIBLIOGRAFIA OBS: ESTA LISTA BIBLIOGRÁFICA É PRELIMINAR. OUTROS TÍTULOS SERÃO INDICADOS NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA. ANTUNES, Irandé. (2010) Análise de textos – fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola. AVELAR, Juanito. (2017) Saberes gramaticais – normas, formas e sentidos no espaço escolar. São Paulo: Parábola. AVELAR, Juanito; SILVA, Tiago. (2022) Explorando a frase nominal em práticas de leitura, escrita e análise linguística. Olhares & Trilhas, v. 24(1), 1-28. BAKHTIN, Mikhail. (2016) Os gêneros do discurso. 1ª ed. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34. BAKHTIN, Mikhail. (2019) Questões de estilística no ensino da língua. 2ª ed. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34. BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. (2013) Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez. FERRAREZI Jr., C.; Carvalho, Robson. (2015) Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. GERALDI, Wanderley (org.). (1997) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática. GERALDI, Wanderley. (2015) Portos de Passagem. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes. ILARI, Rodolfo. (1986) A Linguística e o ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes. KATO, Mary. (2005) A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In M. A Marques et al. (orgs). Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (Universidade do Minho), 131-145. KATO, Mary. A gramática nuclear e a Língua-I do brasileiro. In: Marco Antonio Martins (org.). Gramática e ensino. Natal: EDUFRN, 2013. MARCUSHI, Luiz Antônio. (2008) Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola. MARCUSHI, Luiz Antônio. (2010) Da fala para a escrita – Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez. MENDONÇA, Márcia. (2006) Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um novo projeto. In: Clécio Bunzen; Márcia Mendonça (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola. NEVES, Maria Helena de Moura. (2006) Texto e gramática. São Paulo: Contexto. POSSENTI, Sirio. (1996) Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras. ROJO, Roxane; Barbosa, Jacqueline. (2015) Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola. VIEIRA, Sílvia; Brandão, Sílvia. (2007) Ensino de gramática: descrição e uso. Contexto: São Paulo. |