DISCIPLINA | NOME | |||||
HL445-A | Linguística Românica | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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O método histórico-comparativo e a filosofia clássica. O latim vulgar: sua formação, estrutura, expansão e dialetação. Aspectos gerais da formação e consolidação das línguas românicas. | ||||||
Objetivos: |
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Entender, por meio do estudo da Linguística Românica as principais questões da área da Linguística História e as principais vertentes teóricas de abordagem. Conhecer, em linhas gerais, o processo de formação das línguas românicas, debruçando-se sobre questões linguísticas e histórico-sociais, bem como a interrelação entre elas. |
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Programa: |
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1. Teorias e métodos na Linguística Histórica 2. A formação das línguas românicas – questões linguísticas 3. A formação das línguas românicas – questões históricas e sociais |
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Bibliografia: |
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BASSETO, B. F. Elementos de Filologia Românica. S. Paulo: EDUSP, 2005. ILARI, Rodolfo. Lingüística Românica. S. Paulo, Ática, 1992. IORDAN, I. y MANOLIU, M. Manual de Lingüística Românica. Madrid, Gredos, 1972. 2 v. (1a ed. em romeno). MAURER Jr.,Theodoro Henrique - Gramática do Latim Vulgar. Rio de Janeiro, Acadêmica, 1959. Referências complementares Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre” |
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Critérios de Avaliação: |
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A avaliação da disciplina se dará por meio de uma “prova à prestação”. Ao longo do semestre os alunos receberão quatro questões para reflexão, que deverão ser entregues, em conjunto, apenas ao final do semestre. | ||||||
Observações: |
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