Instituto de Estudos da Linguagem perde professora Ingedore Grünfeld Villaça Koch

Ingedore Grünfeld Villaça Koch

A Unicamp perde um dos seus nomes mais respeitados na área da Linguística brasileira, a professora titular do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Ingedore Grünfeld Villaça Koch. A docente faleceu aos 85 anos na tarde desta terça-feira (15). Seu velório acontece no Cemitério do Araçá em São Paulo (Av. Dr. Arnaldo, 666) nesta quarta-feira (16), das 7 às 10 horas. Em seguida, Ingedore será conduzida ao Crematório da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 437).

Nascida em 1933 em Eisenbach, Alemanha, Ingedore Koch mudou-se com a família para o Brasil ainda criança, antes da II Guerra Mundial. Graduada em 1956 em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), formou-se ainda em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Castro Alves, em 1974.

Ela realizou o mestrado e o doutorado em língua portuguesa na PUC-SP, onde começou sua carreira de professora no ensino superior, isso entre 1976 e 1986. Fez o pós-doutorado pela Universität Tübingen, Alemanha. Iniciou suas atividades no Departamento de Linguística do IEL da Unicamp em 1987, onde atuou por quase 30 anos. Aposentou-se, mas continuou atuando como professora colaboradora do instituto por anos.

Ingedore Koch era professora titular desde 1999, em Análise de Discurso no IEL, onde implementou a área de linguística textual e formou inúmeros pesquisadores. Destacou-se nacionalmente por suas investigações e publicações. Seus livros são bibliografia frequente nos cursos de Letras do país.

Ela publicou mais de 20 obras, entre elas Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual, As Tramas do Texto, Ler e Compreender: os Sentidos do Texto e Referenciação e Discurso, Gramática do Português Culto Falado no Brasil: a Construção do Texto Falado, entre outros. Também produziu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos. Integrou mais de 200 bancas de mestrados e doutorados. Orientou dezenas de teses e dissertações na Unicamp e em outras instituições.

Pela importância de Ingedore na área, obras de relevância já foram publicadas em sua homenagem, como o recente livro Linguística Textual: Interfaces e Delimitações. Homenagem a Ingedore Grunfeld Villaça Koch, lançado em 2018.

A docente foi pesquisadora emérita pelo CNPq, título concedido pelo conjunto de suas obras científico-tecnológicas e por seu renome junto à comunidade científica.

NOTA DE PESAR DA DIREÇÃO:

"À Comunidade do IEL:

É com grande pesar que  recebemos a notícia do falecimento da Professora Titular do IEL, Doutora Ingedore Grunfeld Villaça Koch, na tarde de ontem, terça-feira, 15 de maio de 2018.  O velório ocorreu das 7:00 às 10:00 da manhã de hoje no Cemitério do Araçá, localizado na Av. Dr. Arnaldo, 300, Pacaembu, São Paulo. Em seguida, o corpo foi levado para o Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes - denominado Crematório da Vila Alpina, situado na Av. Francisco Falconi, 437 - Jardim Avelino, São Paulo - SP.

A Profª. Ingedore, linguista brasileira, de origem alemã, era graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1956), graduada em Letras (Português Literatura) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Castro Alves (1974), mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e pós-doutorada pela Universität Tübingen, Alemanha.

Iniciou suas atividades no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem  da Unicamp em 23 de março de 1987, onde atuou por quase 30 anos, até 2003, quando aposentou-se, mas continuou vinculada ao IEL como Professora Colaboradora.
Foi referência em Linguística, sobretudo em áreas relacionadas aos estudos do texto e do discurso, tais como Linguística Textual, Cognição e Linguística aplicada. Seus livros são bibliografia frequente dos cursos de Letras do Brasil. Por sua importância na área, obras de relevância já foram produzidas em sua homenagem. Entre essas obras, destaca-se, por exemplo, o livro Linguística Textual: interfaces e delimitações. Homenagem a Ingedore Grunfeld Villaça Koch, lançado em 2018.

A Direção do IEL registra sentimentos à família e amigos pela perda da cara colega, que além de uma trajetória acadêmica exemplar, deixa muitas lembranças e saudades entre docentes, funcionários e alunos que com ela conviveram por muitos anos aqui no Instituto.

Direção/IEL"

Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/05/16/instituto-de-estudos-da-linguagem-perde-professora-ingedore-grunfeld-villaca

Teléfono: +55 (19) 3521-1502