Hospedagem de sites

O que é o serviço de hospedagem e para quem se aplica

O serviço de hospedagem de site objetiva atender a demanda da comunidade por páginas ou sites de internet destinados à divulgação da produção acadêmica e científica do instituto, podendo ser:

• Páginas de projetos, grupos ou núcleos de pesquisa do instituto
  • Páginas para eventos, seminários, palestras, workshops e outros, promovidos por docentes, departamentos, projetos, grupos de pesquisa, ou grupos de alunos, vinculados ao instituto
  • Páginas pessoais de docentes do IEL
  • Páginas para cursos, minicursos, cursos de extensão, vinculados com o instituto

Como solicitar:

O usuário interessado no serviço pode enviar um email para o setor de informática, informando:

• a plataforma desejada
  • nome do site ou página  (quando não se tratar de página pessoal de docente)
  • identificador do link que aparecerá no endereço do site (ex: www.iel.unicamp.br/<identificador>)
  • justificativa: pequena explicação sobre a destinação do site

A informática retornará informando da implantação da plataforma, usuário e senha de acesso.

Caso prefira, o interessado pode procurar pessoalmente o setor de informática para solicitar a criação da área

Características técnicas e requisitos

As páginas devem ser desenvolvidas nas seguintes plataformas homologadas pelo setor de TIC do IEL:

• Drupal
  • Wordpress

Não são admitidos sites desenvolvidos em outras tecnologias ou plataformas, assim coomo não são admitidos redirecionamentos para plafaformas externas.

Ambas as plataformas homologadas estão baseadas em servidor web Apache, utilizando banco de dados mysql.

O endereço do site (url) será da forma http://www.iel.unicamp.br/<identificador do site>. O identificador do site será o sugerido pelo solicitante do serviço, para qual recomendamos não exceder o máximo de 10 caracteres. O idenftificador tem que conter apenas números, letras minúsculas, hifen e undercore. Não pode conter caracteres acentuados, ou qualque outro caracter de marcação, como aspas, pontos, vígulas, chaves, parentesis, etc.

O serviço atende as seguintes características:

• Espaço de armazenamento de até 500 Gbytes podendo ser estendido sob estudo junto ao setor de TIC.
  • As plataformas oferecem suporte para figuras, fotografias, vídeos e streamers de vídeos, integração com mídias sociais e envio de emails.
  • As plataformas permitem internacionalização para 2 ou mais idiomas diferentes, mecânimos de buscas, e metatags.

Políticas de utilização do serviço:

• A informatica se responsabiliza por:
    • Manter as plataformas atualizadas em suas últimas versões, bem como os plugins ou módulos de extensão, exceto plugins ou módulos proprietários ou licenciados, que demandem de assinaturas ou ônus de qualquer outra natureza.
    • Promover as cópias de segurança (backups) das páginas (sites) e as respectivas informações armazenadas no banco de dados.
    • Garantir a disponibilidade de acesso e a segurança da informação.
    • Divulgar a página ou site no portal de páginas de projetos de pesquisa, grupos e docentes do iel.
  • O usuário se responsabiliza por:
    • Pelo projeto de design, desenvolvimento e implementação da página (site), na plataforma escolhida, bem como instalação de temas, plugins ou módulos de expansão.
    • Por alimentar, manter, e atualizar o conteúdo
    • Por eventuais módulos proprietários utilizados, todo ônus relativos à licenciamento ou assinatura e que estejam devidamente regularizados para o uso.
    • Por não utilizar quaisquer recursos irregularmente ou que possam oferecer risco à segurança da informação.
    • Pela concessão do acesso à plataforma de administração da página (site) para terceiros.
    • Toda informação postada na página (site), escrita ou audiovisual, em relação aos direitos de autoria, veiculação e reprodução, bem como se responsabiliza pelas opiniões expressas e todas as consequências, seja no âmbito civil como no criminal.

NomeTelefone
Informática - Apoio Audiovisual - audiovis@iel.unicamp.br