En el IEL contamos con Grupos, Núcleos, Laboratorios y Centros de Investigación de calidad. En cada uno de estos sectores actúan investigadores de IES, estudiantes de Pre y Posgrado, investigadores externos, todos organizados en torno a determinadas líneas de investigación y bajo la dirección de un líder, representan la búsqueda de experiencias compartidas y el compromiso con una producción científico-tecnológica y artística regular de alta calidad. La constitución del grupo se da mediante el registro en el Directorio de Grupos de Investigación del CNPq. Los Núcleos, Laboratorios y Centros son estructuras integradas al IEL, que se caracterizan por la asociación de Investigadores miembros de uno o más Grupos de Investigación registrados en el CNPq, estudiantes e investigadores externos comprometidos con el desarrollo de actividades de investigación científica relacionadas con un área de conocimiento y con un problema común de investigación. Su creación se concretiza a través de la Secretaría de Investigación del propio Instituto.

Departamento de Linguística

Plínio Almeida Barbosa

GEFF

O GEFF reúne pesquisadores e alunos interessados em investigar questões de pesquisa e ensino que envolvem a Comparação de Locutor para fins forenses.

Plínio Almeida Barbosa

GEPF

O Grupo de Estudos de Prosódia da Fala (GEPF) reúne pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas e de outras universidades.  Todos os trabalhos sendo conduzidos se enquadram na pesquisa experimental, cobrindo as áreas de Fonética, Patologia e Ciências da fala. Sua finalidade é incentivar e realizar pesquisa na área de Prosódia da Fala através de atividades diversas como ensino, oficinas de trabalho, palestras e incentivo à participação em congressos nacionais e internacionais.

Sirio Possenti

FEsTA

Estudar as condições de funcionamento dos textos-fórmula, especialmente sua ligação com as “verdades” correntes, por um lado, e como pretensas formulações de verdades, por outro. Estudar os clichês, lugares de sentido estabilizado, derivados dos textos-fórmula. Estudar a ligação entre estereótipos e humor. Estudar a relação entre ethos e estereótipos. Estudar os idiomatismos, lugar de relação particular entre forma e sentido. Estudar os slogans, textos-fórmula que se fundam em ou impõem verdades comuns.

LaCaSa

LaCaSa é um dos laboratórios do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Temos particular interesse pelo estudo das categorias que integram a projeção estendida do verbo (ou oração), das que integram a expressão nominal, bem como das que integram qualquer outro domínio estendido. Nos interessamos também por questões relacionadas ao ensino de gramática - tanto na Educação Básica como na formação e na atualização de professores.

Departamento de Linguística Aplicada

Érica Luciene Alves de Lima

Email de contato:
EPFET

Nosso grupo de pesquisa tem docentes e discentes com interesse em teorias e práticas de tradução de diversas áreas, como tradução audiovisual, tradução automática, textos especializados, textos literários, etc. Também trabalhamos com a formação de profissionais e docentes de tradução. Desde 2010, organizamos o evento “E por falar em tradução”, realizado bianualmente no IEL-Unicamp, no qual são enfatizadas atividades práticas, por meio de minicursos e oficinas oferecidos por profissionais de renoma, inclusive internacionais.

IndisciPLAr

Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2001), o grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional (PLA) engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON, DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo outras vozes para além do eixo norte-ocidental.

Departamento de Teoria Literária

U-TOPOS