Research Groups

Versão para impressão

Our Institute hosts Research Groups, Nuclei, Laboratories, and Centers. In all these, internal and external researchers, and graduate and undergraduate students, all interact and organize themselves around research topics and a leader. These initiatives represent the constant effort to share experiences and our commitment with scientific, technological, and artistic production, on a regular and high quality basis. Groups are formed by registration in CNPq's Research Groups Directory. Nuclei, Laboratories, and Centers are registered as initiatives internal to our Institute, characterized by the association of internal researchers belonging to one or more CNPq Research Groups and, also, students and external researchers all committed in developing scientific investigation activities related to a common research area and topic of inquiry. The creation of all these structures are supported by our Research Secretariat.

Departamento de Linguística

Lider do projeto:

Plínio Almeida Barbosa

Sigla/apelido:
GEFF

O GEFF reúne pesquisadores e alunos interessados em investigar questões de pesquisa e ensino que envolvem a Comparação de Locutor para fins forenses.

Lider do projeto:

Plínio Almeida Barbosa

Sigla/apelido:
GEPF

O Grupo de Estudos de Prosódia da Fala (GEPF) reúne pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas e de outras universidades.  Todos os trabalhos sendo conduzidos se enquadram na pesquisa experimental, cobrindo as áreas de Fonética, Patologia e Ciências da fala. Sua finalidade é incentivar e realizar pesquisa na área de Prosódia da Fala através de atividades diversas como ensino, oficinas de trabalho, palestras e incentivo à participação em congressos nacionais e internacionais.

Lider do projeto:

Sirio Possenti

Sigla/apelido:
FEsTA

Estudar as condições de funcionamento dos textos-fórmula, especialmente sua ligação com as “verdades” correntes, por um lado, e como pretensas formulações de verdades, por outro. Estudar os clichês, lugares de sentido estabilizado, derivados dos textos-fórmula. Estudar a ligação entre estereótipos e humor. Estudar a relação entre ethos e estereótipos. Estudar os idiomatismos, lugar de relação particular entre forma e sentido. Estudar os slogans, textos-fórmula que se fundam em ou impõem verdades comuns.

Sigla/apelido:
LaCaSa

LaCaSa é um dos laboratórios do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Temos particular interesse pelo estudo das categorias que integram a projeção estendida do verbo (ou oração), das que integram a expressão nominal, bem como das que integram qualquer outro domínio estendido. Nos interessamos também por questões relacionadas ao ensino de gramática - tanto na Educação Básica como na formação e na atualização de professores.

Departamento de Linguística Aplicada

Lider do projeto:

Érica Luciene Alves de Lima

Email de contato:
Sigla/apelido:
EPFET

Nosso grupo de pesquisa tem pesquisadores e estudantes interessados em teorias e práticas de tradução de diversas áreas, como tradução audiovisual, tradução automática, textos especializados, textos literários, etc. Também trabalhamos com a formação de tradutores e educadores de tradução. Desde 2010, organizamos o evento “E por falar em tradução”, realizado bianualmente no IEL-Unicamp, no qual são enfatizadas atividades práticas, por meio de minicursos e oficinas oferecidos por pesquisadores e profissionais renomados.

Sigla/apelido:
IndisciPLAr

Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2001), o grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional (PLA) engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON, DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo outras vozes para além do eixo norte-ocidental.

Departamento de Teoria Literária

Lider do projeto:

Jefferson Cano

Email de contato:

Grupo de pesquisa dedicado à história do romance, da formação do gênero às experiências de produção e recepção em contextos específicos. Os projetos desenvolvidos concentram-se nas literaturas de língua portuguesa, inglesa e francesa entre os séculos XVIII e XX.

Sigla/apelido:
U-TOPOS

U-TOPOS - Centro de Pesquisa sobre Utopia

Endereço

. Endereço
R. Sérgio Buarque de Holanda, 571
Bloco VII - Sala: C.2.04-A
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
. Contato
sppiel@unicamp.br
Tel: +55 (19) 3521-1513
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta
9:00h. às 17:00h.
Horário de atendimento
Segunda a sexta
10:00h. às 12:00h
14:00h às 16:00h.
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Phone: +55 (19) 3521-1502

...