DISCIPLINA | NOME | |||||
HL311-B | Fundamentos da Aquisição de Linguagem | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
A disciplina visa levar a uma reflexão sobre a fala da criança, sobre a escrita inicial e sobre certos fenômenos que, genericamente, podem ser compreendidos como patologias da fala infantil, mas que no curso serão debatidos e interrogados à luz de uma teorização sobre a aquisição de linguagem. As questões empíricas serão tratadas a partir da análise de corpora da fala e escrita da criança. Serão estudados aspectos estruturais da fala da criança no processo de aquisição da língua materna. | ||||||
Objetivos: |
||||||
A disciplina tem por objetivo introduzir o aluno às principais questões da área da Aquisição de Linguagem. Para este fim serão discutidos problemas teóricos e apresentados materiais empíricos que dão sustentação às hipóteses formuladas. | ||||||
Programa: |
||||||
I. Introdução à área Aquisição de Linguagem. II. Aspectos estruturais da aquisição do português como língua materna III. A escrita infantil inicial |
||||||
Bibliografia: |
||||||
Referências básicas: Corrêa, L. S. (2006) (org) Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico. RJ: Editora PUC Rio & Edições Loyola. Fromkin, V. & Rodman, R. (1993) A fala dos bebés. In: Introdução à Linguagem. Coimbra: Livraria Almedina. Grolla, E. & M. C. Figueiredo Silva (2014) Para conhecer Aquisição da Linguagem. SP: Contexto. Kail, M. (2013) Aquisição de Linguagem. SP: Parábola. Referências complementares: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre. |
||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
A nota do curso é determinada pelos seguintes componentes: Questionários (Q)=20%, Exercícios e análises (EX)=40% e Trabalho final e seminário (TF)=40%. | ||||||
Observações: |
||||||