Visita do EXMO. SR. PROF. DR. Marcelo Knobel- Reitor da UNICAMP, na 220 ª Reunião Ordinária da Congregação do IEL.

  No dia 10 de outubro de 2019, o IEL contou com a visita ilustre do reitor da UNICAMP -  EXMO. SR. PROF. DR. Marcelo Knobel, na 220ª Reunião Ordinária da Congregação do IEL. 

 O Diretor Jefferson Cano, passou a palavra no inicio da congregação ao reitor da universidade.  No inicio de sua fala, o reitor Marcelo Knobel agradeceu a oportunidade de participar da reunião do instituto e explicou que o objetivo de sua participação era conversar um pouco e discutir as questões da universidade. “Comecei fazendo isso quando estávamos com dois anos de gestão, mas pela agenda apertada e o aparecimento da CPI das universidades, estou retomando agora, participando das congregações dos institutos”, comenta Dr. Marcelo Knobel.

 O reitor Marcelo Knobel, começa a apresentação e destaca que foi praticamente a mesma usada na CPI. “Atualizei alguns dados”, e relata:  “Na CPI, a situação é até incômoda, e o tratamento não é dos melhores.  Primeiro temos que falar com pessoas que não entendem nada de educação e universidade, e segundo somos bem maltratados.  A situação é bem esquisita no ponto de vista prático”, destaca.

 No inicio, Knobel aponta as coisas boas que estão acontecendo na universidade. “Muitos já conhecem, mas quando colocamos os dados juntos é bastante impressionante”. E destaca as novidades de ingresso, “cotas, olimpiadas, PROFIS, vestibular indígena e etc.”. Marcelo Knobel relata ainda, que foram mostrar na CPI  a diversidade que existe na UNICAMP. “Esse ano teve 35% de ingresso de pretos e pardos e 70 estudantes indígenas de 23 etnias diferentes. Uma diversidade muito maior do que tinham antes. Nos dados de hoje, 70% dos nossos alunos tem renda familiar per capita inferior a três salários mínimos”, e enfatiza: “Quando falam que universidade pública é frequentada somente por elite, é bastante discutível”, finaliza.

 Marcelo Knobel mostrou números de mestres e doutores formandos no último ano, e comenta: “Porém, como muitos sabem, para muitos deputados, esses números não interessa muito”. O reitor destaca ainda, os projetos de extensões e as atividades culturais que a Universidade de Campinas também oferece, e conta do projeto Campus Sustentável. “Iniciativas que fizemos durante a gestão,  visando cada vez mais o Campus sustentável”, e destaca as várias criações, “IDEA (Instituto de Estudos Avançados), criamos o primeiro observatório e a primeira Diretoria Executiva de Direitos Humanos”, e completa: “A cátedra de refugiados, hoje temos a oportunidade de receber estudantes refugiados de outros países, e sem a necessidade de vestibulares. Hoje temos 17 estudantes refugiados”, aponta ainda a “Comissões especiais em relação a violência de gênero e violência sexual; Diversidade étnico/ racial, e uma relacionada a acessibilidade, para pessoas com deficiência. Cinco caminhos diferentes, com assuntos importantíssimos, que as universidades em geral não tem tratado, e naturalmente é um processo de construção dessas iniciativas”, conclui.

 Knobel convida ainda, que visitem o portal de transparência. “Eu o considero hoje  bem interessante. Está muito completo,  tem praticamente todos os dados da UNICAMP”.

 Na segunda parte de sua apresentação, Marcelo Knobel conta sobre as coisas ruins que a gestão está tendo que enfrentar. “O ICMS arrecadado pelo Estado está no nível equivalente á 2008. O país retrocedeu dez anos no quesito educação. Estamos hoje trabalhando com o recurso que tínhamos em 2008”, e destaca os gastos com os funcionários que se aposentaram. “Mudanças na regra de aposentadoria, quem podia se aposentar, se aposentou. No ultimo ano mais de 1000 funcionários que se aposentaram”, sobre a situação econômica do pais, Marcelo destaca. “Apostávamos que a economia melhoraria um pouco. Falta pouco para chegarmos ao equilíbrio financeiro, mas a economia tem que ajudar. Ela está um desastre, está muito ruim. Nosso dilema é esse, economia ruim e nós no limite que podemos segurar, e a aposentaria em alta”, conclui.

 “Estamos tendo ataque direto, do ministério publico e do tribunal de contas em relação a essa questão. Essa CPI é uma afronta à universidade, eles buscam qualquer coisa. Tivemos que enviar todas as pesquisas da Unicamp nos últimos oito anos. Todos os extratos da UNICAMP, mês a mês nos últimos oito anos. É um ataque direito e difícil. Nós temos uma situação bem complexa, que se soma ao ambiente político e econômico do país, e junte-se a isso a cortes de bolsas do CMPQ. A destruição total do sistema de ciência e tecnologia”, destaca.

 Dr. Marcelo Knobel, finaliza: “Essa é um pouco da situação. Dentro do possível, reabrimos a possibilidade de progressão nas carreiras de funcionários que estava congelado há seis anos. As carreiras docentes estão sendo destravadas. As carreiras são fundamentais para as pessoas terem motivação, viverem. Sabemos que não é suficiente, já começa pelo menos dar um respiro da pressão nas unidas e nas próprias pessoas”, conclui.

 Após a apresentação, o reitor PROF. DR. Marcelo Knobel, respondeu algumas perguntas dos presentes na sessão.

 

 

 

 

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Phone: +55 (19) 3521-1502

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.