EILIN 2013
Escola de Inverno em Linguística Formal
22 a 26 de julho

Histórico

A Escola começou a partir de uma iniciativa singular no Brasil, um acordo entre a pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Departamento de Linguística da UNICAMP foi estabelecido em 2003. O objetivo deste acordo era incentivar uma interação internacional entre alunos brasileiros e estrangeiros. Como produto desta interação, o MIT acolheu estudantes e pesquisadores do IEL e o IEL sediou eventos de linguística formal (EVELIN / Escola de Verão em Linguística Formal) em suas dependências entre 2004-2006.

Destes encontros, participaram alunos de ambas as instituições, bem como de outras universidades brasileiras e da América do Sul; e os eventos contaram com minicursos sobre várias áreas da linguística formal ministrados por professores e alunos do MIT e de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Desta forma, o EVELIN promoveu uma ampla interação entre alunos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e trouxe para o Brasil resultados inéditos de pesquisas através de seus seminários.

Em janeiro de 2012, retomou-se o EVELIN, mas já em moldes mais distintos. Embora ainda contando com a participação de professores estrangeiros, o fomento para sua realização veio da FAPESP, FAEPEX/PRP/Unicamp e PG-LL.

A quinta edição do evento é a primeira a ocorrer em julho, daí o nome Escola de Inverno de Linguística Formal. Novamente, trata-se de um projeto de cooperação internacional, sem qualquer fim econômico, cujo intuito é o de promover a cooperação entre linguistas estrangeiros e brasileiros, além de propiciar formação e aprimoramento a alunos sul-americanos interessados em modelos formais.