Em 2026, além das celebrações dos 60 anos da UNICAMP e dos 50 anos do Instituto de Estudos da Linguagem, o curso de graduação em Fonoaudiologia, parceria consolidada entre o IEL e a Faculdade de Ciências Médicas, celebra 25 anos.
A abertura oficial das festividades ocorreu em 3 de fevereiro e reuniu docentes, alunos, funcionários e autoridades das duas unidades. O evento relembrou a trajetória de um curso que nasceu com a proposta ousada de integrar saúde e linguagem sob uma perspectiva interdisciplinar.
A solenidade contou com a presença da Diretora Associada do IEL, Profa. Dra. Mónica Zoppi-Fontana, e do Diretor da FCM, Prof. Dr. Cláudio Sadi Rodrigues Coy. Esteve presente também a Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry, docente do Departamento de Linguística do IEL e uma das responsáveis pela criação do curso de Fonoaudiologia, que em sua fala destacou que “a união entre a Linguística e a Saúde na UNICAMP é uma parceria de princípios, tanto epistemológica quanto filosófica, que reflete o caráter inovador da universidade”.
O Prof. Dr. Thiago Oliveira da Motta Sampaio (DL/IEL), Coordenador Associado do curso de Fonoaudiologia, também compôs a mesa e pontuou como a história da graduação acompanha o próprio desenvolvimento acadêmico das unidades envolvidas na última década.
Durante o evento, foi apresentada a nova identidade visual do curso, baseada nos conceitos de integração, comunicação e vibração. A cerimônia também marcou a entrega dos jalecos aos alunos do 5º semestre, simbolizando o início das práticas clínicas e o compromisso ético com a saúde pública e a excelência da Unicamp.
As comemorações dos 25 anos seguirão ao longo de todo o ano. Estão previstas atividades como o lançamento de um livro sobre o percurso da graduação, um vídeo comemorativo e eventos acadêmicos integrados ao calendário de aniversário da UNICAMP e do IEL.
Assista na íntegra a abertura das comemorações pelo canal da FCM no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZOEWPX9WM6Y

