Em 9 de abril, o Centro Cultural do IEL dá início ao ciclo de atividades culturais e acadêmicas “Cultura Popular, Sustentabilidade e Linguagem”. A iniciativa propõe uma programação interdisciplinar que abordará a sustentabilidade por meio de exposições, exibições e mesas-redondas, destacando manifestações culturais populares, especialmente cordéis e xilogravuras do acervo do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE/IEL).
Esses materiais revelam como a relação do ser humano com a natureza, seus medos e anseios — passando por temas como fome, seca e desigualdade social — sempre esteve presente nas manifestações culturais e intelectuais. Por meio dos estudos da linguagem, a proposta busca resgatar registros escritos e imagéticos do passado para compreender o presente e projetar novos futuros.
O ciclo foi contemplado pelo Edital de Premiação de Projetos Artísticos e Culturais 2024 da Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp. Conta ainda com o apoio da Diretoria Executiva de Apoio Estudantil da Unicamp, do grupo de pesquisa Educação Linguística, Virtualidade e Sustentabilidade e do Laboratório de Gravuras do Instituto de Artes.
Confira a seguir a programação (em construção):
9 de abril
▸ 11h30 – Cerimônia de abertura e inauguração da exposição “Cultura Popular, Sustentabilidade e Linguagem” do CEDAE
▸ 12h30 – Brunch
▸ 12h – Apresentação “Um Sertão de Poesia!” do cordelista Samuel de Monteiro
▸ 13h às 16h – Oficina de xilogravuras com o Xilomóvel
5 de maio
▸ 14h – Mesa: “Desafios e perspectivas da IA generativa para a educação linguística decolonial e sustentável”, com as professoras Cláudia Hilsdorf e Helena Mendonça
13 de maio
▸ 14h –Mesa: “O processamento do português brasileiro em sistemas de inteligência artificial: desafios em torno da ética e da sustentabilidade”, com a professora Simone Hashiguti e os estudantes do IEL Gustavo Bonil e Marina Bittencourt dos Santos, e do Instituto de Computação, Sandra Avila, Helio Pedrini, Nádia da Silva, Helena Maia, Diego A. B. Moreira, Alef Iury Ferreira, Jhessica Silva, Gabriel Oliveira dos Santos, Luiz Pereira e João Medrado Gondim