A Área Financeira, Administrativa e Operacional (AFAO), tem por finalidade apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto de Estudos da Linguagem, executando atividades meio de cunho administrativo, financeiro e operacional, contribuindo para a organização interna da Unidade e para a melhoria e ampliação de sua infraestrutura física, sendo estruturada por uma Diretoria de Serviços e três Supervisões de Seção, conforme organograma abaixo:
Diretoria de Serviços – AFAO:
Apoia a Direção da Unidade no planejamento de metas e ações estratégicas relacionadas à infraestrutura, elaborando, apoiando ou subsidiando projetos/pedidos de verbas para investimentos em infraestrutura interna de ambientes e para reformas e obras visando melhoria de instalações; gerencia as seções e serviços/processos de trabalho vinculados à AFAO; gerencia e acompanha a execução de verbas orçamentárias e extraorçamentárias e gerencia os contratos terceirizados, como limpeza e jardinagem.
Seção de Apoio Administrativo, composta por Recursos Humanos (RH) e Expediente/Protocolo:
Executa as rotinas relacionadas à vida funcional dos docentes, dos funcionários técnicos e administrativos, dos estagiários e de outros colaboradores vinculados ao Instituto, atestando, gerenciando e executando diversas rotinas relacionadas à frequência, férias, licenças e afastamentos, contagem de tempo, aposentadorias, concursos, dentre outras atividades correlatas. O Expediente controla o sistema de protocolo, recebendo e encaminhando documentos gerados nos setores do Instituto; realiza a abertura, acompanhamento e arquivamento de processos e controla o envio/recebimento de correspondências via correio.
Seção de Finanças e Compras:
Executa as verbas orçamentárias da Unidade, realizando compra de materiais e contratação de serviços de pequeno e médio portes, montando processos preliminares (cadastro, pesquisa de mercado e reserva de recursos) para aquisições ou contratações que envolvem licitação pública na DGA; executa verbas extraorçamentárias oriundas de convênios acadêmicos da Pós-Graduação com a CAPES, sendo três PROEX e um PROAP, inclusive no tocante às compras de diárias e de passagens aéreas.
Seção de Apoio Técnico – APTEC:
Acompanha as rotinas relacionadas à: - manutenção predial e acompanhamento de contratos terceirizados (de limpeza, jardinagem, dentre outros), - projetos e obras de reformas da Unidade; serviço de patrimônio e serviço de Almoxarifado.