DISCIPLINA | NOME | |||||
HL236-A | Linguagem: dimensões históricas e sociais | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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Aspectos sociais e históricos da diversidade linguística do Brasil: teoria e prática. Implicações para o ensino. Mód 1: Sociolinguística: dimensões históricas e socioculturais da linguagem, o campo da sociolinguística, variedades do português brasileiro e suas implicações para o ensino. Mód 2: Diversidade linguística e situações de contato linguístico nas sociedades indígenas do Brasil, bilinguismo e multilinguismo. Mód 3: Formação do português brasileiro: a questão das origens e o papel do contato com as línguas indígenas e africanas. | ||||||
Objetivos: |
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Apresentar um panorama dos tópicos de interesse aos estudos sociolinguísticos. | ||||||
Programa: |
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1. Contato linguístico, pidgins e crioulos, plurilinguismo, alternância de códigos 2. Variação e mudança linguística 3. Língua e identidade, significados sociais da variação 4. Planejamento linguístico |
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Bibliografia: |
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Alkmim, T. (2001) Sociolinguística (Parte 1) In: Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Fernanda Mussalim e Anna C. Bentes (Orgs.). São Paulo: Cortez Editora. Brandão, S. (1991) A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática. Camacho, R. G. (2001) Sociolinguística (Parte 2) In: Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Fernanda Mussalim e Anna C. Bentes (Orgs.). São Paulo: Cortez Editora. Calvet, L.J. (2002) Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola. Ilari, R.; Basso, R. (2006) O português da gente. A língua que falamos, a língua que estudamos. São Paulo: Contexto Labov, W. (2008 [1972]) Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola. Moura, H.M.M; Silva, F.L. (2000) O direito à fala. A questão do preconceito linguístico. Florianópolis: Insular. Nogueira, C. M.A. (2010). Os significados sociais da variação estilística. Dissertação de mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem Tarallo, F.; Alkmin, T. (1987) Falares crioulos: línguas em contato. São Paulo: Ática. Bibliografia complementar Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre. |
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Critérios de Avaliação: |
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Mód. 1 - Profa. Anna Bentes a) produção de de gêneros acadêmicos (resenha e resumo), de entrevistas com os autores dos trabalhos resenhados, de gênero de divulgação científica; b) apresentação de seminários sobre as obras resenhadas. c) avaliação do trabalho de outra dupla; Todas essas atividades são desenvolvidas individualmente ou em duplas. Mód. 2 - Prof. Angel - Apresentação de um seminário - Um texto escrito a partir do seminário. - Os seminários serão organizados em Grupos de Trabalho (máximo 4 integrantes por Grupo) - Data de entrega dos trabalhos: a combinar Mód. 3 - Prof. Emílio Os alunos serão avaliados por meio da elaboração de um pequeno ensaio sobre temas abordados no módulo. a partir de questão proposta pelo professor. |
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Observações: |
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