Extensão - Ementas (Catálogo - Índice Geral dos Cursos)

IEL-0294 - LÍNGUA COREANA KING SEJONG - MÓDULO VII

Ementa: Aprender a conversação nível intermediário VII, aprender gramática da língua coreana sobre expressão informal, conhecimento da cultura, culinária, tradições antigas e modernas, comemorações tradicionais. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Flávio Ribeiro de Oliveira
Carga Horária: 60 horas.
Pré-requisito: nenhum
Link Extecamp: LÍNGUA COREANA KING SEJONG - MÓDULO VII

EL-0273 - LINGUA COREANA KING SEJONG - MODULO VI

Ementa: Aprender a conversação nível intermediário VI. Aprender gramática da língua coreana sobre expressão informal, conhecimento da cultura, culinária, tradições antigas e modernas, comemorações tradicionais. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Flávio Ribeiro de Oliveira
Carga Horária: 60 horas.
Pré-requisito: nenhum
Link Extecamp: LINGUA COREANA KING SEJONG - MODULO VI

IEL-0306 - O NEOLIBERALISMO E A GESTÃO DO SOFRIMENTO: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS DIAGNÓSTICAS

Ementa: O curso visa a abordar, criticamente, as raízes do neoliberalismo e seu impacto sobre os sujeitos e sobre as práticas clínicas contemporâneas. Partimos da hipótese de que a neoliberalização implica não apenas a implementação de uma política econômica mundo afora, mas, sobretudo, o surgimento de um novo sujeito. Daí por que a investigação do neoliberalismo faz-se central... Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Lauro José Siqueira Baldini
Carga Horária: 16 horas.
Pré-requisito: MÉDIO
Link Extecamp: O NEOLIBERALISMO E A GESTÃO DO SOFRIMENTO: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS DIAGNÓSTICAS

IEL-0292 - INTRODUÇÃO À LÍNGUA E CULTURA JAPONESA - MÓDULO II

Ementa: Estruturas básicas da língua (frases substantivas, adjetivas e verbais) e introdução aos ideogramas (kanji), conversação básica e noções de hábitos e cultura do povo japonês. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Sheila Elias de Oliveira
Carga Horária: 55 horas.
Pré-requisito: nenhum
Link Extecamp: INTRODUÇÃO À LÍNGUA E CULTURA JAPONESA - MÓDULO II

IEL-0285 - PSICANÁLISE E FILOSOFIA. UMA LIGAÇÃO PERIGOSA...

Ementa: Trata-se de apresentar as ligações históricas, epistemológicas e teóricas entre Filosofia e Psicanálise, abordando-as a partir de dois eixos problemáticos: Qual tipo de (não-) diálogo possível entre Filosofia e Psicanálise? De que maneira específica elas funcionam (dis) juntas? Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Nina Virgínia de Araújo Leite
Carga Horária: 32 horas.
Pré-requisito: MÉDIO
Link Extecamp: PSICANÁLISE E FILOSOFIA. UMA LIGAÇÃO PERIGOSA...

IEL-0279 - INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA PARA LINGUISTAS

Ementa: 1.Linguística e estatística. Conceitos básicos. A plataforma R e a interface RStudio. 2.Hipóteses. Distribuição normal. Significância. Intervalo de confiança. 3.Estatística descritiva. (a) Tabelas e gráficos. (b) Representação visual dos dados: gráficos de barras, de linhas, de dispersão. 4.Estatística inferencial. (a) Testes de qui-quadrado, testes-t, testes de correlação. (b) Regressão linear e regressão logística. (c) Modelos de efeitos mistos. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Livia Oushiro
Carga Horária: 40 horas.
Pré-requisito: MÉDIO
Link Extecamp: INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA PARA LINGUISTAS

IEL-0261 - GRAMÁTICA NA PONTA DO LÁPIS

Ementa: O curso visa a oferecer não só uma atualização como também uma reflexão crítica de alguns conteúdos gramaticais (já trabalhados nas aulas de gramática do ensino fundamental e médio). O foco será a expressão na norma padrão do português, em sua modalidade escrita. Serão explorados, como conteúdos temáticos: 1. Concepções de língua, linguagem, gramática(s) e norma(s). 2. Pontuação. 3. Acordo ortográfico. 4. Regência. 5. Concordância. 6. Colocação dos pronomes. 7. Falta de paralelismo, incompletude associativa, ambiguidade. 8. Uso do acento grave indicador de crase. 9. Estilística. 10. Gramática para expressão escrita e provas de concurso. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Aquiles Tescari Neto
Carga Horária: 40 horas.
Pré-requisito: FUNDAMENTAL
Link Extecamp: GRAMÁTICA NA PONTA DO LÁPIS

IEL-0259 - NOVOS LETRAMENTOS E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA

Ementa: Práticas de linguagem contemporâneas e os novos letramentos. WEB 1.0 e WEB 2.0. Letramentos, multiletramentos e novos letramentos. Novos letramentos, nova mentalidade e novo ethos. Remix, curadoria/ coleção/descoleção. Participação e colaboração. Hibrismo de papeis: autor/leitor, espectador/produtor. Novos letramentos e a escola: análise e proposição de produções e atividades. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Jacqueline Peixoto Barbosa
Carga Horária: 32 horas.
Pré-requisito: MÉDIO
Link Extecamp: NOVOS LETRAMENTOS E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA

IEL-0249 - SINTAXE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Ementa: O curso explora aspectos da sintaxe do português, com vistas a propor sugestões para a prática docente (no Ensino Fundamental e Médio). Serão explorados, como conteúdos temáticos: 1. Gramática e sua importância nas aulas de Língua Portuguesa. 2. O ensino de gramática (práticas de análise linguística) e os Documentos Oficiais: o que dizem os PCNs, o que dizem os linguistas. 3. Classes de palavras e categorias linguísticas: por que a sua compreensão é importante nas aulas de português? 4. A estrutura argumental: predicados e argumentos. 5. A construção da oração e a atribuição de funções sintáticas: atividades para o ensino. 6. Como diferenciar argumentos (termos integrantes) de adjuntos (termos acessórios)? 7. Subordinação. 8. Coordenação. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Aquiles Tescari Neto
Carga Horária: 40 horas
Pré-requisito: MÉDIO
Link Extecamp: SINTAXE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

IEL-0173 - REDAÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: Tipos de textos acadêmicos: características estruturais e estilísticas. Como redigir um resumo adequado para congressos. Como redigir artigos acadêmicos para revistas científicas. Como redigir relatórios acadêmicos. Recursos textuais: coesão, coerência, referenciação e progressão tópica. Adequação do vocabulário. A função das notas de rodapé. Formatação da bibliografia. Expressões latinas: quais usar e quais não usar. Reciclagem gramatical: vícios de linguagem mais corriqueiros na linguagem acadêmica. Acesse o link abaixo e cadastre-se para receber informações quando o curso/disciplina entrar em período de inscrição.
Docente Responsável: Anna Christina Bentes da Silva
Carga Horária: 30
Pré-requisito: Ensino médio
Link Extecamp: REDAÇÃO CIENTÍFICA

Páginas

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...