Programa de Estágio Docente

Versão para impressão
O Programa
O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes. Atualmente o programa é regulamentado pela GR-048/2018, de 19 de dezembro de 2018 e pelo Projeto de Participação da Unidade, elaborado pela Comissão do PED do IEL, que deve ser consultado para detalhes quanto a atividades, exigências, regras e critérios a serem seguidos pelos alunos e professores para participação no PED. A Comissão do PED também é responsável pela avaliação e aprovação dos projetos e pela distribuição de auxílio financeiro para os projetos selecionados.
 
Seleção e Aprovação dos Projetos
No IEL, a seleção dos alunos é regida pelo Edital de Seleção e pelas normativas já citadas, sendo que a aprovação do projeto de realização de atividades PED (com ou sem auxílio financeiro) não é automática. Para tanto, leva-se em conta o mérito dos projetos, ou seja, as atividades previstas para o estagiário na disciplina e o impacto previsto para sua formação docente. Para detalhes quanto à avaliação do mérito pela Comissão PED do IEL, consulte-se o item 3b do Projeto de Participação PED do IEL. Além disso, os projetos também serão avaliados no SIGA pela Comissão PED da PRPG em relação a adequação às regras anteriormente citadas.
 
Auxílio Financeiro
O IEL recebe semestralmente uma verba destinada ao pagamento de auxílios financeiros do PED. Essa verba é distribuída pela Comissão do PED entre os Programas do IEL de maneira proporcional aos pedidos, seguindo os critérios definidos no Projeto de Participação. Uma vez que a verba que recebemos tem sido menor que o número de projetos aceitos, faz-se necessário adotar critérios de distribuição de auxílios, que são definidos por cada Programa, caracterizando-se os demais projetos como PED voluntários. Para os projetos contemplados com auxílio financeiro, esse será pago em até 5 parcelas de:
PED C – R$ 550,00
PED B – R$ 734,00
 
Critérios de Atribuição de Auxílio Financeiro - PPG em Teoria e História Literária
Os critérios para atribuição de auxílio financeiro para projetos PED no Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária são os seguintes:
 
Quanto às disciplinas, são prioritárias:
a) Disciplina obrigatória ou de serviço;
b) Disciplina do noturno;
c) Disciplina com grande número de alunos a serem atendidos (de acordo com demanda prevista pela DAC)
 
Quanto aos alunos estagiários, priorizam-se:
a) Aluno sem bolsa de Mestrado ou Doutorado
b) CR mais alto do aluno
c) Aluno que nunca teve auxílio financeiro (antes denominado “bolsa”) PED
 
Regras de Participação
ALUNOS DE MESTRADO - Podem atuar apenas como PED-C, por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.
ALUNOS DE DOUTORADO - Podem atuar como PED-C ou PED-B, por até 3 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.
 
PED-C: Atividades de apoio à docência sob supervisão
- Podem participar alunos de Mestrado ou Doutorado.
- Atuação em 01 única disciplina, com no máximo 2 turmas.
- Disciplinas de até 90 horas semestrais: máximo 1/3 da carga horária para o PED, somando-se as turmas.
- Disciplinas acima de 90 horas semestrais: máximo de 30 horas para o PED, somando-se as turmas.
 
Exemplo 1:
Disciplina com 1 turma
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
TL108 turma A
30 horas
0 a 10 horas
HL053 turma A
60 horas
0 a 20 horas
 
Exemplo 2:
Disciplina com 2 turmas
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
LA001 turmas A e B
60 horas
A: 10 horas
B: 10 horas
Total: até 20 horas
HL143 turmas A e B
30 horas
A: 5 horas
B: 5 horas
Total: até 10 horas
 
PED-B: Atividades de docência parcial sob supervisão
- Podem participar apenas alunos de Doutorado que já tenham participado anteriormente como PED C ou com experiência docente prévia devidamente comprovada.
- Atuação em 01 única disciplina, com no máximo de 2 turmas OU 02 disciplinas com no máximo 1 turma cada.
- Disciplinas de até 90 horas semestrais: mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária para o PED.
- Disciplinas acima de 90 horas semestrais: mínimo de 30 horas e máximo de 60 horas para o PED.
 
Exemplo 1:
Disciplina com 1 turma
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
TL108 turma A
30 horas
Mínimo 10 e máximo 20 horas
HL053 turma A
60 horas
Mínimo 20 e máximo 40 horas
 
Exemplo 2:
2 Disciplinas com 1 turma
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
TL118 turma A
TL222 turma B
30 horas
30 horas
Turma A: Pode ser entre 10 e 20 horas
Turma B: Pode ser entre 10 e 20 horas
Total: entre 20 e 40 horas
 
Exemplo 3:
Disciplina com 2 turmas
Carga Horária Semestral
Carga horária do PED
LA001 turmas A e B
A: 60 horas
B: 60 horas
Mínimo 20 e máximo 40 horas
Turma A: 20 horas
Turma B: 20 horas
Total turmas A e B: 40 horas
HL143 turmas A e B
A: 30 horas
B: 30 horas
Mínimo 10 e máximo 20 horas
Turma A: 10
Turma B: 10
Total turmas A e B: 20 horas
 
Etapas do Processo de Seleção
 
1. Pré-Inscrição: 07 a 21 de outubro de 2019
No IEL, todas as disciplinas são elegíveis para o PED, exceto as disciplinas de LG e Orientação. Portanto, os alunos interessados em participar do PED deverão, inicialmente, procurar os professores que oferecerão disciplinas na Graduação para verificar a possibilidade e se candidatar. Após isso, deverão preencher o Formulário de Pré-Inscrição e enviarem formato “.doc” ou “.docx”, no período informado, para o e-mail cpgiel@iel.unicamp.br, com cópia para o docente responsável (ou docentes responsáveis) pela(s) disciplina(s) em que pretende atuar, bem como para o orientador de Mestrado ou Doutorado.
É com base nas informações dos formulários de Pré-Inscrição que a Comissão fará a avaliação do mérito dos projetos e a distribuição dos auxílios. Portanto, aqueles que efetuarem apenas a inscrição no SIGA não serão contemplados e serão automaticamente colocados na lista de espera.
 
2. Inscrição dos alunos no SIGA: 06 a 08 de novembro de 2019
Tendo feito a pré-inscrição, os alunos deverão realizar a inscrição no SIGA no período acima indicado, conforme instruções do sistema e do Manual. Caso o aluno se inscreva no SIGA sem ter feito a pré-inscrição, será automaticamente colocado em lista de espera.
Atenção: o aluno que, embora tenha feito a pré-inscrição, não se inscrever no SIGA no período indicado, ficará fora do programa.
 
3. Submissão dos Projetos: 18 a 21 de novembro de 2019
Os professores supervisores das disciplinas deverão entrar no SIGA e registrar as informações do Projeto PED (que devem ser as mesmas já enviadas no formulário da Pré-inscrição), conforme instruções do sistema e do Manual.
 
4. Confirmação de Participação pelo Aluno: 18 a 22 de novembro de 2019
Mesmo já tendo passado pela etapa de pré-inscrição e assumido o compromisso com o docente, o aluno deverá entrar no sistema para confirmar sua participação como estagiário. Sem a confirmação, toda a inscrição é invalidada.
 
5. Aprovação do Orientador: 18 a 25 de novembro de 2019
Todo o processo de inscrição no PED deve ser feito pelo aluno com anuência do orientador, que, além de autorizar o aluno na fase inicial, deverá entrar no sistema em período específico para confirmar sua concordância. Sem essa confirmação, toda a inscrição é invalidada.
Após todo o processo de inscrição e avaliação interno ao IEL, os projetos serão avaliados também pela Comissão PED da PRPG, cujos resultados serão divulgados no sistema aos interessados e no site do IEL.
 
Observações:
- É importante ressaltar que o processo de inscrição e seleção mudou, sendo totalmente on-line e ficando a cargo dos alunos e dos professores supervisores a submissão das informações diretamente no sistema. Também ali, o supervisor registrará a frequência mensal do estagiário e ambos submeterão seus relatórios ao final do período.
- As datas divulgadas para cada etapa não serão alteradas, e o sistema será fechado após o término do período. Por isso, não serão aceitos pedidos fora do prazo, nem será possível abrir exceções.
- Dúvidas a qualquer etapa deverão ser esclarecidas diretamente com a Secretaria de Pós-Graduação do IEL.
 
Composição da Comissão PED
Coordenadora do Programa de Linguística: Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso
Coordenador do Programa de Linguística Aplicada: Prof. Dr. Marcelo El-Khouri Buzato
Coordenador do Programa de Teoria e História Literária: Prof. Dr. Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior
Coordenadora de Graduação: Profa. Dra. Lívia Oushiro
Representante Discente Geral: Guilherme de Faria Rodrigues
Obs.: demais representantes da equipe de cada Programa, ou dos representantes discentes, podem ser convocados ad hoc para compor a comissão.
 
Arquivos:
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...