Print/Capes - DLA promove encontros com a participação da profa. Clara Keating (Coimbra)

Versão para impressão

Como parte do Programa Print/Capes, o Departamento de Linguística Aplicada, por meio de seu projeto "Diálogos Transversais em Estudos da Linguagem", promoverá três encontros com a presença da profa. Clara Keating, da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Segue programação:

Seminário de compartilhamento de pesquisa: "Linguagem, migrações, sociolinguística nas fronteiras: como se forja uma "linguística crítica" na Universidade de Coimbra"

A partir de uma visão da "pessoa na história" (Holland, 2000), Clara Keating partilha neste seminário alguns dos marcos do desenvolvimento de uma perspectiva de trabalho em Linguística e Sociolinguística que cruza a docência na Faculdade de Letras com as exigências epistêmicas e disciplinares de um centro de pesquisa como o Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra.

Data: 22/11/2022
Local: CL10 - IEL/UNICAMP

Oficina: "Metodologias críticas em linguística aplicada: Abordagens biográficas e biografização"

A oficina visa explorar que desafios a metáfora comunicativa de tradução intercultural (SANTOS, 2018) traz para o trabalho biográfico com migrantes em Portugal. Provocada pela necessidade de operacionalizar desenhos de pesquisa e metodologias alternativas, Clara Keating explora potencialidades e limitações de um diálogo entre ideias decoloniais e pós-humanistas.

Data: 23/11/2022
Local: Anfiteatro - IEL/UNICAMP

I Seminário Internacional IndisciPLAr: "Os emaranhados do Português como Língua Adicional: cenários multilíngues de (i)mobilidade e agenciamento"

A programação completa encontra-se nas imagens abaixo.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/43W9iEN6rAyqnGiz8
Data: 29 e 30 de novembro
Local: Sala de Videoconferência do Centro Cultural - IEL/UNICAMP e canal do IEL no YouTube (evento híbrido)

-

Clara Keating (M.Phil, Cambridge, PhD, Lancaster) é Professora Associada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras e Investigadora do CES (linha temática Europa e o Sul global: patrimônios e diálogos). Desenvolve pesquisa sociolinguística crítica sobre multilinguismo, ideologias linguísticas e lectoescrita como ação e atividade textualmente mediada, em contextos complexos de multilinguismo e diversidade linguística afetada por mobilidades e migrações. Colabora também em projetos de formação ao longo da vida em português língua estrangeira, educação e comunicação intercultural, aprendizagem informal e letramentos em contextos digitais. Na sua docência, articula temas de linguística e discurso com os estudos sociais, feministas, culturais e da antropologia, em particular a relação entre linguagem, letramento, ideologia e poder (https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/clara-keating).

Tipo de destaque:
Link de página