"Práticas de memória na sala de aula": obra apresenta onze propostas didáticas para o ensino fundamental e médio

Banner

Práticas da memória na sala de aula é uma obra organizada por Daniela Palma e Elaine Andreatta, publicada em 2023 pela editora Asa da Palavra. Apresenta onze propostas didáticas para o ensino fundamental e médio, criadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a fim de apoiar professores e alunos no trabalho com a memória.

O livro belamente ilustrado é organizado em três partes: "Práticas de memória e a leitura da literatura”, “Memória, mídias e intertextualidade” e “Memória: um tema interdisciplinar”. Além disso, conta com o estudo de obras de diversos gêneros, como quadrinhos, livros, fotografias, filmes e muito mais.

As metodologias apresentadas já são de conhecimento dos professores, como oficinas de leitura e projetos didáticos, mas que estabelecem debates dentro de uma perspectiva histórica, como por exemplo o livro O Não me deixes: Suas histórias e sua cozinha, de Rachel de Queiroz e Maria Luiza de Queiroz utilizada na primeira sugestão didática e que motivam os alunos a compartilhar e criar suas próprias memórias por meio da culinária e as reflexões presentes na obra.

Cada proposta se inicia com indicações ao professor sobre ano escolar e os objetivos da proposta, sempre de modo objetivo no que consiste cada atividade. Em seguida, a obra selecionada é apresentada em seu contexto, assim como sua autoria e o gênero ao qual pertence.  Posteriormente a essa introdução se inicia a atividade. A seguir, quadro contendo todas as propostas contidas no volume:

Quadro-síntese das propostas didáticas

Proposta

Temas

Série sugerida

Formato de atividade

Alimentação e memória biográfica

Projeto didático

Griôs e memória oral

1º EM

Sequência expandida

História em quadrinhos e memória autobiográfica

2º EM

Sequência expandida

Memórias de infância

1º EM

Oficina de leitura

Corpo e memória

Oficina de leitura

Espaço (casa) e memória

Projeto didático

Memória, pandemia, tempo e espaço

2º EM

Oficina de leitura escrita

Cápsulas do tempo como arquivos

Oficina de leitura escrita

Espaço escolar vivências e afetos

5º EF

Oficina de artes

Holocausto, memórias traumáticas e narrativa oral, podcast

Oficina temática Interdisciplinar

Ditadura Militar e autobiografia

1º/2º EM

Oficina temática Interdisciplinar

Apoio didático essencial para professores de humanidades, Práticas de memória na sala de aula é um livro que concentra práticas pedagógicas que possibilitam melhor desenvolvimento e absorção do aluno sobre os conteúdos trabalhados em classe.

Livro: Práticas de memória na sala de aula

Editora: Asa da Palavra l 223 Páginas l Apoio didático l Baixe gratuitamente aqui

“A memória é uma faculdade humana e uma atividade fundamental para a construção de nossas subjetividades e de nossas relações com as identidades sociais.”