Plantio de árvores no Instituto

Na tarde de quinta-feira (05), aconteceu no IEL o plantio de duas árvores. A planta é conhecida como “Araçá-piranga” e  tem o nome cientifico de “Eugenia Leitonii", é uma árvore brasileira encontrada originalmente na Mata Atlântica. Ela possui a característica de ter o seu tronco e seus galhos coloridos de vermelho ferrugíneo.

O plantio de árvores frutíferas ocorreu em todo campus, no âmbito de projeto de calourada organizado pela Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com as Coordenações de Graduação das Unidades de Ensino e Pesquisa.

A proposta da Calourada 2020 estende-se ao longo de todo o mês de março e tem como orientação os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na perspectiva de integrar a Agenda 2030 da ONU à comunidade acadêmica!

 

Foto: Gustavo Giacon (ciprest.blogspot.com)

 

Hoje, ela é extremamente rara, devido a grande devastação sofrida no seu ambiente natural. Pertencente à família Myrtaceae, mesma das goiabeiras, pitangueiras e jabuticabeiras, possui o fruto com polpa adocicada, podendo ser consumida in natura, sorvetes geleias e doces.

 

Foto: Gustavo Giacon (ciprest.blogspot.com)

 

Foto: Gustavo Giacon (ciprest.blogspot.com)

 

Floresce nos meses de novembro- dezembro seus frutos  e fevereiro-março. Começa a frutificar entre 3 e 4 anos após o plantio de muda. Seu crescimento é lento, pode atingir 6 metros de altura na cidade e até 14 metros nas áreas naturais. E é muito importante para a alimentação da fauna.

 

Possui o nome científico em homenagem ao professor de Biologia da UNICAMP, falecido em 1996, Hermógenes Leitão Filho.

Fonte: prpg.gr.unicamp

 

 

O plantio contou com a colaboração da aluna Amanda Batistela de Oliveira (caloura em Estudos Literários no IEL), teve também, a participação das professoras Patrícia Prata e Cynthia Agra de Brito Neves.

 

 

 

 

 

 

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.