Plano de retorno das atividadas presenciais no IEL

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Prezados docentes, alunos e funcionários do IEL, boa tarde:

A Reitoria realizou nesta semana a apresentação da proposta de retorno às atividades presenciais, com retorno gradual  a partir de 16 de outubro, mas as unidades/órgãos terão autonomia para definir sua forma de trabalho e procedimentos internos.

Especificamente no IEL, visando à segurança e à saúde de toda comunidade, estão sendo adotadas as seguintes diretrizes:

  1. As atividades acadêmicas do segundo semestre continuarão sendo realizadas de forma remota, com aulas e demais atividades didáticas sendo realizadas pelo Google Meet, Zoom e outras ferramentas de ensino à distância.
  2. As atividades técnicas e administrativas também continuarão sendo realizadas essencialmente por meio de teletrabalho e os setores e secretarias atenderão demandas presenciais apenas em casos específicos, quando e se necessário. Os funcionários continuarão  no trabalho remoto até novembro de 2020, quando a Direção do IEL voltará a analisar a situação e a segurança para o retorno presencial dos trabalhadores.

Segue abaixo o resumo das atividades e dos atendimentos prestados pelos Setores e Secretarias do IEL durante a pandemia.

Atenciosamente,

A Direção.



DIREÇÃO


As atividades dos Diretores, da Coordenação Técnica e da Secretaria da Diretoria têm sido realizadas de forma remota, inclusive no atendimento ao público interno e externo, bem como no andamento das diversas demandas envolvendo a Direção da Unidade, tais como: assinatura digital de documentos diversos, envio de ofícios,
informações, declarações, portarias, pareceres, levantamentos, relatórios, bem como participação em reuniões virtuais externas e internas ao IEL (reuniões de colegiados, dentre outras).  Atividades presenciais são realizadas quando necessário e sob demanda.

Para contato com a Direção do IEL deve ser enviado e-mail para: direcao@iel.unicamp.br



GRADUAÇÃO


Os funcionários da Secretaria da Graduação estão realizando todas as atividades de forma remota atendendo aos usuários através de e-mail, bem como dando encaminhamento às  dúvidas enviadas (por docentes, alunos e público externo) às Coordenações, bem como aos órgãos competentes da Universidade. Para os usuários que necessitam de atendimento pessoal, a Secretaria realiza, sob demanda, agendamento de videochamadas utilizando os aplicativos disponíveis pela Universidade.

Para contato com a Secretaria de Graduação deve ser enviado e-mail para: secgrad@iel.unicamp.br,



PÓS-GRADUAÇÃO


Os funcionários da Secretaria de Pós-graduação estão realizando todas as atividades de forma remota, respondendo as dúvidas dos usuários através de e-mail. Além disso, os ramais da secretaria estão desviados para o telefone 19-35211506 que, por sua vez, está desviado, através do aplicativo Rainbow para o celular do Assistente Técnico da Pós-Graduação.
Quando necessário, o atendimento pessoal a alunos, docentes e ao público externo está sendo realizado através de videochamadas, utilizando os aplicativos disponíveis: Google Meet, Skype, Zoom.
Nesses casos, o pedido deve ser feito através do e-mail cpgiel@iel.unicamp.br para que possamos agendar dia/horário para realizar esse atendimento via videochamadas.
Esporadicamente e quando inevitável, a Secretaria realiza atividades presenciais que exijam acesso ao arquivo físico,  retirada de documentos ou postagem pelo correio.

Para contato com a Secretaria de Pós-Graduação deve ser enviado e-mail para:  cpgiel@iel.unicamp.br



PESQUISAS E PROJETOS


A Secretaria de Pesquisas e Projetos está atendendo à distância os pedidos feitos por alunos e/ou docentes do IEL, principalmente FAPESP, pedidos de assinaturas, auxílio nas prestações de contas e solução de dúvidas.
Os serviços são feitos remotamente e, no caso de prestação de contas, quando necessário, é feito agendamento com o interessado para trabalho presencial conjunto no IEL. O AT da Pesquisa (Sr. Jefferson Roberto) realiza trabalho presencial sob
demanda e quando necessário para uso de ferramentas tecnológicas na unidade.

Para contato com a Secretaria deve ser enviado e-mail para: secproj@iel.unicamp.br



EXTENSÃO, COMUNICAÇÃO E CONVÊNIOS


Os atendimentos da Secretaria de Extensão, Comunicação e Convênios estão ocorrendo remotamente e mesmo o encaminhamento de processos físicos e assinaturas foram adaptados ao meio digital durante a quarentena, ocorrendo regularmente. Atividades presenciais na Unicamp são realizadas em casos excepcionais, nos quais se exigem tratativas de documentos físicos/impressos.

Para contato com a Secretaria deve ser enviado e-mail para: extensao@iel.unicamp.br



APOIO AOS DEPARTAMENTOS


Os atendimentos estão ocorrendo remotamente por e-mail. Atividades presenciais e atendimentos na Unicamp são realizadas quando necessário e nos casos em que se exigem tratativas de documentos físicos/impressos.

Para contato com o Apoio aos Departamentos deve ser enviado e-mail para: deptos@iel.unicamp.br ou gianni@iel.unicamp.br



PUBLICAÇÕES


A Seção de Publicações está realizando exclusivamente o atendimento remoto, devido comorbidades do único servidor da área. Aos editores, o atendimento é realizado por email, skype e google meet. Aos autores, usuários do portal e outros casos, o atendimento tem sido realizado por email.

Para contato com a Publicações deve ser enviado e-mail para: spublic@iel.unicamp.br



APOIO ADMINISTRATIVO - RH/EXPEDIENTE


O RH tem atendido as demandas em home office e, em alguns casos específicos, quando necessário, uma vez por semana, é realizado trabalho presencial no IEL.
Principais atividades desenvolvidas remotamente: atendimento por e-mail, marcação de férias, licença-prêmio, acompanhamento das admissões e renovações de pesquisadores e professores, inscrição em treinamentos, acompanhamento dos testes de Covid, encaminhamento dos processos oriundos da Congregação, designação de docentes, frequência, RAD, participação em reuniões virtuais, dentre outros.
As atividades presenciais são necessárias quando se trata de: tramitação de processos físicos, pedidos de aposentadorias, além de retirada esporádica de malotes, documentos e processos na DGA e nos correios, dentre outros.

Para contato com o RH/Expediente deve ser enviado e-mail para: rh@iel.unicamp.br



FINANÇAS E COMPRAS


A Seção tem realizado todos os procedimentos e processos de trabalho de execução dos recursos orçamentários e extraorçamentários (Capes e outros) remotamente, via sistemas eletrônicos e e-mail. O trabalho presencial é realizado apenas em situações em que seja necessário o recebimento de materiais (compras externas e materiais do Almoxarifado Central), montagem e encaminhamento de processos financeiros, serviços de banco, dentre outros.

Para contato com a Seção de Finanças deve ser enviado e-mail para: financas@iel.unicamp.br



APOIO TÉCNICO - MANUTENÇÃO/INFRAESTRUTURA - APTEC


A Seção, que conta com um único funcionário, está realizando essencialmente o atendimento remoto das principais atividades:
- Acompanhamento e providências envolvendo os serviços terceirizados de limpeza, jardinagem e vigilância.
- Reuniões online com os responsáveis pela obra da reforma do pavilhão dos docentes.
- Abertura de Ordens de Serviços para manutenção predial (elétrica, civil, hidráulica, telhados, etc.) e reparo de   equipamentos via Cemeq, dentre outros.
- Almoxarifado: controle de estoque e realização de novos pedidos para atender itens prediais e demandas específicas durante a pandemia.
- Elaboração de projetos e planejamentos demandados pela Direção da unidade.

Em casos excepcionais, quando se exige o trabalho presencial, a APTEC conta com o  apoio da Seção de Finanças para atender demandas específicas, tais como:
- Visitas para vistoria técnica em obras e serviços;
- Atendimento de empresas terceirizadas com hora agendada;
- Visitas técnicas para orientação de serviços de manutenção, dentre outros.

Para contato com a APTEC deve ser enviado e-mail para: g.analha@iel.unicamp.br



INFORMÁTICA


A informática está atendendo prioritariamente de forma remota, e de forma presencial apenas quando necessário e sob agendamento. As demandas devem ser enviadas por email para o sau@iel.unicamp.br.
As demandas que estão sendo atendidas são aquelas relativas à contas e senhas (do IEL ou do SISE), e-mails, listas de e-mails, problemas técnicos com equipamentos do instituto, empréstimo de equipamentos (para o pessoal administrativo), problemas com programas e sistemas instalados nos micros administrativos, problemas de acesso à internet, rede ou rede sem fio.

A forma de atendimento será negociada pelo técnico diretamente com o usuário, conforme exigir cada situação. Já as demandas relativas à problemas ou solicitações de alterações nos sistemas informatizados, sistemas online do instituto, solicitações de alterações no conteúdo do site, problemas ou dúvidas relativas às áreas, páginas e sites hospedados no domínio do instituto,  essas devem ser comunicadas no email wmaster@iel.unicamp.br.

Pedidos de recuperação de BACKUP, problemas com a indisponibilidade ou instabilidade dos serviços de rede (email, sites, listas, servidores, serviço de compartilhamento), problemas com servidores hospedados no sistema central do IEL, acesso a SSH, banco de dados, devem, por sua vez, ser comunicados para o email: informatica@iel.unicamp.br.

Quaisquer outras questões devem ser comunicadas para o coordenador de serviços da área, no email: coord.inf@iel.unicamp.br

Lembrando que, em especial, problemas ou dúvidas com as ferramentas google (google classroom, google drive institucional, google meet), devem ser direcionados para o email ggtesup@unicamp.br.


AUDIOVISUAL


O setor audiovisual está prestando suporte de forma remota para eventos, aulas e reuniões. Excepcionalmente poderão ser agendados atendimentos presenciais, mas apenas para finalidade de gravações e transmissões de vídeo-aulas e situações sem presença de público. Solicitações de apoio e suporte para eventos e reuniões não
presenciais, transmissões ao vivo pelo Youtube, gravação e transmissão de vídeo aulas, edição de vídeos, devem ser encaminhadas para o email reserva@iel.unicamp.br.

 


DIVULGAÇÕES - COMUNICAÇÃO INTITUCIONAL


Os pedidos de divulgações nas listas, site e redes sociais do instituto devem ser solicitadas via email comunicacao@iel.unicamp.br



BIBLIOTECA ANTONIO CANDIDO


Os funcionários da Biblioteca Antonio Candido estão realizando as atividades por meio do teletrabalho, respondendo todas as dúvidas dos usuários através de e-mail e, emergencialmente, com atendimento presencial duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras no período vespertino. As atividades presenciais emergenciais são:
- Empréstimo domiciliar agendado de livros da Bibliografia Básica de Curso e das Demandas Temáticas da Pós-Graduação. A solicitação deve ser encaminhada para o email: biblos@iel.unicamp.br, informando nome completo, RA/Matrícula, título, autor e edição.
- Devolução de livros agendada. A solicitação deve ser encaminhada para o email: biblos@iel.unicamp.br.
- Entrega de material bibliográfico adquiridos através de Reserva Técnica será mediante agendamento prévio de dia e horário por email.
- Recebimento de equipamentos, materiais diversos e insumos.

As principais atividades desenvolvidas remotamente são:
- Renovação de materiais emprestados automática, enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais e até a reabertura total da Biblioteca.
- Curso de Recursos e fontes de informação online (via Google Meet). Os interessados podem enviar email para bibref@iel.unicamp, com nome e RA para garantir vaga.
- As fichas catalográficas são elaboradas eletronicamente e enviadas por email, como vem ocorrendo nos últimos anos, para solicitar acesse o link:
https://www.iel.unicamp.br/br/content/ficha-catalogr%C3%A1fica_bib-0
Em caso de dúvida, contate o email: fichaiel@iel.unicamp.br>

- Comutação bibliográfica e artigo subsidiado.
- Calourada mediante apresentações agendadas pelas Coordenações acadêmicas.
- Monitoramento de conteúdos informacionais e cursos correlatos a área e Divulgação nas listas de e-mails e postagem no Facebook.
- Orientação individual (acesso VPN e Bases de Dados, ABNT, ORCID, Turnitin, etc.) via e-mail ou chat do Facebook.
- Auxílio ao aluno na compra de materiais via Reserva Técnica.
- Povoamento do Repositório Institucional da Unicamp.
- Inserção de conteúdos informacionais na Biblioteca Digital.
- Gestão da qualidade na Base Acervus.
- Levantamento de conteúdos informacionais eletrônicos da Bibliografia Básica de Curso.
- Manutenção dos dados da Base Aquisição.
- Organização do catálogo local da Coleção de Periódicos.
- Reuniões de equipe, Reuniões técnicas, Treinamentos, Cursos, Webinarios, Grupos de Trabalho, Colegiados.

Para contato com a Biblioteca Antonio Candido deve ser enviado e-mail para: biblos@iel.unicamp.br



CEDAE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO ALEXANDRE EULALIO

O CEDAE vem funcionando remotamente desde o início da pandemia e da interrupção das atividades presenciais na universidade.  As demandas vem sendo atendidas durante todo o período, respeitando-se as limitações do espaço virtual e do trabalho remoto.
A seção de Processamento técnico vem atuando especialmente na revisão, elaboração, edição e disponibilização de instrumentos de pesquisa visando dar continuidade ao acesso aos acervos. Paralelamente, deu-se continuidade ao Projeto REDISAP conjuntamente com os demais Arquivos e Centros de Documentação da Universidade, que
está atualmente em fase de testes do repositório digital (ARCHIVEMATICA) e
Base de Dados (ATOM), pelas equipes.

Após o fornecimento de condições básicas de equipamento e acesso remoto aos arquivos e repositórios do Centro, iniciou-se o atendimento virtual às solicitações de pesquisa ou documentos, atendendo dentro das limitações técnicas impostas pela distância e pela falta de acesso ao acervo físico.

Para o próximo período  e na continuidade das atividades em home office, será ampliado o serviço de atendimento remoto ao pesquisador, sendo que para esse serviço é  necessária a presença de alguns funcionários no CEDAE em dias e horários previamente estabelecidos e de acordo com a demanda. Essas atividades serão realizadas em esquema de rodízio, evitando- se a inclusão dos servidores que possuem fatores de risco ampliados para o Covid19.

Seguindo os protocolos de segurança estabelecidos para o manuseio de documentação e acervos, será disponibilizada uma estante para a quarentena dos documentos manipulados, que ficará alocada na sala de vídeo do CEDAE.

Para contato com o CEDAE deve ser enviado e-mail para: cedae@iel.unicamp.br ou para a Coordenadora Técnica roberta@unicamp.br.

Para entrar em contato com o setor de Atendimento ao pesquisador deve ser enviado e-mail para: atcedae@iel.unicamp.br ou através do nosso Fale Conosco na página do CEDAE: http://www3.iel.unicamp.br/cedae.


 

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