I Workshop de cultura chinesa: "Oficina de Drama Chinês"

fonte: https://www.google.com/imgres

No dia 21 de junho, ocorreu no Centro Cultural do IEL o Workshop de cultura chinesa, intitulado "Oficina de Drama Chinês".

O objetivo da oficina foi apresentar alguns gêneros dramáticos chineses, sobretudo a Ópera de Beijing e outras óperas regionais, sua história, principais músicas e também vestuários, gestos e outros elementos. O Workshop contou como moderadora, a professora Wang He (王赫), Wuhan Institute of Physical Education.

Organizado pelo Instituto Confúcio na Unicamp, o evento foi aberto ao público, como finalidade o aprofundamento nesse assunto de forma mais dinâmica, utilizando vídeos, imagens, musicas, e etc. Desse modo, houve um melhor envolvimento dos participantes, o que tornou o ensinamento e a discussão do assunto mais proativa.

Na opinião de Gabriel Trevisan do Instituo Confúcio, além de ser extremamente interessante e importante para a formação acadêmica daqueles que já estudam Chinês, por ser um evento aberto a todos os interessados, ele pode ser usado como ferramenta, para aqueles que ainda não estudam, como o intuito de incentivar a estudar alguma coisa. “Faz com que se crie um motivo para se estudar chinês, é uma motivação, você pode começar a estudar chinês porque gostou de drama chinês, porque gostou da história da China, de determinado esporte, e etc.” completou.

Sobre o Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é fruto do convênio entre a UNICAMP e a Sede do Instituto Confúcio na China (Hanban), em parceria com a Beijing Jiaotong University (BJTU).

Tem como objetivo oferecer cursos de língua e cultura chinesa, bem como informações gerais sobre a China, com intuito de ampliar a comunicação e a cooperação entre os dois países em áreas como economia, comércio, cultura e tecnologia. Além disso, também procuram parcerias com empresas chinesas locais para servirem de ponte de comunicação entre a China e o Brasil, proporcionando oportunidades de emprego, pesquisas e bolsas.

As aulas de mandarim são oferecidas na forma de curso de extensão, pela Escola de Extensão da Unicamp, em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Todo corpo docente do Instituto é formado pelos profissionais credenciados pela Hanban, altamente qualificados para lecionar mandarim como língua estrangeira. Ademais, promovem periodicamente eventos culturais com o objetivo de trazer os costumes e hábitos do povo chinês à comunidade local.

Confira abaixo algumas fotos do evento