Defesa de Monografia - Informações

Versão para impressão

Cursos de Letras, Linguística e Estudos Literários - Informações

1. Calendário: a defesa deve ocorrer dentro do período letivo, conforme indicado no Calendário Escolar (DAC). O sistema não permite que entregas/apresentações sejam feitas na semana de estudos. 

2. Agendamento da Defesa: depois do trabalho pronto e de definido com o orientador a data da defesa e os membros da banca, o aluno deverá acessar o SIGA (https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/ingresso/default/login.xhtml?code=1589815757801) para preencher e enviar o formulário eletrônico disponível para Agendamento da Defesa de Monografia. O envio do formulário eletrônico deve ocorrer até 2 semanas antes da data da defesa. A defesa somente será agendada pela secretaria após a autorização do orientador através do SIGA.
 
 
Ver Tutoriais DAC 
Atuação do aluno
Atuação do orientador 
Atuação do responsável

3. Composição da Banca: orientador e mais dois membros com titulação mínima de mestrado. Atestados de participação aos membros da Banca serão emitidos pela secretaria de graduação. 

4. Monografia: o encaminhamento das cópias da monografia aos membros da banca deverá ser providenciado pelo candidato e orientador. Não há nenhum número de páginas pré-determinado, isso depende de cada orientador. 

5. Procedimentos durante a Defesa: o aluno deverá fazer uma apresentação inicial de seu trabalho (cerca de 15 minutos) e, em seguida, responder às perguntas da banca. 

6. Avaliação Final: o orientador, após deliberação com a Banca, ficará responsável pela inserção da nota final do aluno na disciplina Monografia no período determinado pela DAC. 

7. As monografias de final dos cursos de Graduação do IEL - Letras, Linguística e Estudos Literários (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) serão publicadas, caso essa seja uma indicação da banca examinadora e o orientador aprove, na Biblioteca Digital da Unicamp, no tópico Produção Técnico-Científico Digital. 
 
 
 
E-mails divulgados aos alunos:
 
E-mails divulgados aos docentes:
 
 
Curso de Linguística: A defesa é opcional nas disciplinas HL906 ou HL507 para os alunos do Curso de Linguística. A publicação do trabalho é condicionada a defesa da monografia e indicação da banca. Porém, nem todos os trabalhos que são defendidos são publicados. Somente é publicado após a indicação do Docente/Orientador.  Caso a defesa seja acordada com oOorientador, seja necssário acessar o serviços on-line  (https://intranet.iel.unicamp.br//graduacao/servicos/aluno/) para solicitar o agendamento.
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...