Análise Semiótica dos Mecanismos de Condensação, Avaliação e Persuasão em Resenhas Literárias de "Booktubers"

Versão para impressão
Categoria: 
Projeto de Pesquisa

Descrição: "Booktubers" são influenciadores digitais que possuem canais sobre Literatura na plataforma Youtube. São importantes difusores da leitura, principalmente entre o público jovem, atuando como instrumento de formação de leitores. Dentre os vários tipos de vídeo que produzem (por exemplo, listas de indicação de leituras, reação sobre livros recebidos pelo correio, respostas a perguntas específicas direcionadas a eles pelos seguidores), estão as resenhas literárias, textos claramente avaliativos e que escolhem e condensam elementos de determinadas obras, pretendendo instaurar nos seguidores-leitores um querer-fazer ou um crer sobre os livros comentados. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise que desvende como a condensação, avaliação e persuasão se apresentam/constroem nesses textos, comparando resenhas de pelo menos dois booktubers sobre um mesmo romance. Procuramos verificar que elementos da sintaxe ou semântica do plano do conteúdo (fundamentais, narrativos, discursivos) e tensivos dos romances são recuperados ou enfatizados nas resenhas. Adicionamente, procederemos à análises comparativas interbooktubers, ou seja, procuraremos verificar se um mesmo booktuber emprega os mesmos recursos semióticos para construir resenhas de diferentes livros, o que poderia apontar para um determinado estilo desses enunciadores. Nosso corpus é formado por resenhas provenientes de 4 canais diferentes: Tiny Little Things, de Tatiana Feltrin; Ler Antes de Morrer, de Isabella Lubrano; Literature-se, de Mell Ferraz; e Bel Rodrigues, da youtuber de mesmo nome. Em termos teórico-metodológicos, seguimos a Semiótica francesa de Greimas (Greimas, 1970; Greimas & Courtés, 1979) e seus desenvolvimentos posteriores, principalmente os trabalhos na vertente conhecida como semiótica tensiva (Fontanille & Zilberberg, 1998; Zilberberg, 2011).

Departamento do lider: 
Departamento de Linguística Aplicada
Lider do projeto: 
Dayane Celestino de Almeida
Participantes internos: 
Dayane Celestino de Almeida
Email de contato: 
Data de criação: 
01/12/2019
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.