TEREZINHA RIVIERA TRIFANOVAS
Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini
Mestrado em Linguística Aplicada - 2007
Nro. chamada: T/UNICAMP - T733E
Resumo: Esta pesquisa é caracterizada pelo estudo de caso de um curso de idiomas oferecido por uma empresa multinacional aos seus funcionários. A partir de uma perspectiva discursiva empreende-se a análise dos e-mails trocados entre coordenadores, professores e alunos. Em termos gerais, objetiva-se a problematizar as relações de poder-saber em contexto virtual de gestão de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Mais especificamente, visa a discutir o discurso de autonomia do sujeito em EaD; questionar o uso dos e-mails em contexto de gestão de ensino; e refletir sobre práticas discursivas naturalizadas de tecnologias do eu. Para isso, parte-se da hipótese de que o discurso pedagógico está totalmente permeado pelo discurso empresarial, de bases neoliberais, que considera a fórmula “gestão de qualidade” a resposta para o ensino de qualidade. Indaga-se, ainda, sobre o funcionamento do contexto de gestão de ensino de qualidade; a legitimação de mecanismos de relações de poder-saber e as conseqüências na constituição das subjetividades. O dispositivo analítico mostra que a constituição das subjetividades é resultante do agenciamento produzido a partir do exame, da vigilância e da avaliação, no caso dos professores, e do perfil de autonomia, da conscientização e da delegação de responsabilidades, no caso do aluno. Sub-repticiamente, essas práticas discursivas, controladas sinopticamente, vão sendo internalizadas e naturalizadas pela repetição, a ponto de se tornarem invisíveis, ocultando, por isso, o exercício do poder que permite o agenciamento das subjetividades que engloba a todos como um efeito em cascata, em que uns controlam outros e vice-versa.
Palavras-chave: Relações de poder-saber; Ensino a distância.