LUCIENE MARIA GARBUIO
Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho
Mestrado em Linguística Aplicada - 2005
Nro. chamada: T/UNICAMP - G164r
Resumo: A competência Implícita (Almeida Filho, 1993,1997)né a mais básica das competências, caracterizada pela ação do professor em sala de aula e revestida por suas intuições, crenças, experiências memoráveis que o conduzem na sua prática pedagógica. O Objetivo deste estudo exploratico é o de fazer um levantamento das crenças que compôem a competência implícita do professor sobre o ensino de LE e a gênese dessas crenças. Ao procederr à análise dos dados, um outro componente da competência implícita ou teoria informal do professor de LE foi evidenciado: as imgens ou metáforas, conforme já apresentado por Munby(1986). Trata-se de um estudo de caso, onde doi professores de lígua inglesa com o tempo de experiência variado foram contemplados: PJ com 18 anos e um ano e meio de experiência e PR com 41 anos e vinte e dois anos de experiência. Os dados foram coletados por meio de questionário, diários e entrevista e triangulados de forma que favorecessem as respostas para as duas perguntas de pesquisa.
Palavras-chave: Crenças; Competência implícita; Língua estrangeira; Formação de professores; Línguas - Estudo e ensino.