Skip links

Dissertações e Teses – Detalhe

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Início
Pesquisa
Serviços
Perguntas
Info
NIVEL DE ROBUSTEZ INTERACIONAL E A INTEREFERENCIA DAS...

ELENIR VOI XAVIER DE MOURA

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - M865n


Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo etnográfico sobre o nível de robustez das interações na sala de aula de língua estrangeira para iniciantes, medida pelo livro didárico (LD). O arcabouço teórico delimitado para a análise foi a teoria vygostkiana, os conceitos neovygotskianos sobre interação em sala de aula e o modelo global de ensino de línguas de Almeida Filho ( 1993 ). Os dados foram coletados em uma escola de língua estrangeira, em que os alunos estavam cursando os primeiros estágios do curso de inglês, durante o segundo semestre de 2002 e o primeiro de 2003. Este estudo incorporou instrumentos de coleta de dados que se complementaram: filmagem e transcrição de aula, questionários, entrevistas, amostras dos materiais usados nas atividades, e uso de diários.

Endereço

R. Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas – SP – Brasil CEP 13083-859

Contato

bibiel@unicamp.br
Tel: 19-3521-1510

Horário de atendimento

Segunda a sexta das 8:30h. às 22:30h.

Pular para o conteúdo