TERESA HELENA BUSCATO MARTINS
Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Mestrado em Linguística Aplicada - 2005
Nro. chamada: T/UNICAMP - M366s
Resumo: Este estudo, de natureza teórica, tem o objetivo de fornecer subsídios que possam contribuir na elaboração d eum exame de proficiência para professores de inglês no contexto brasileiro. Após análise documental, constatamos que, em sua grande maioria, os cursos de letras não vêm cumprindo, de maneira satifatória, o seu papel de formadores de professores de lingua estrangeira. Uma ação indireta, a médio prazo seria a implementação de um exame de proficiência para esses professores, servindo como referência de proficiência em língua inglesa para os alunos que estivessem concluindo o curso de letras, professores de inglês já formados, profissionais de diversas áreas que utilizam o idioma como ferramenta de trabalho, dada a importância que exames têm como instrumentos re-direcionadores de ensino/aprendizagem. Com base em um arcabouço teórico em avaliação, em uma análise de necessidades conduzida por Elder (1993) sobre a competência lingüístico-comunicativa dois professores e análise de quatro exames de proficiência para professores oferecidos no mercado mundial, concluimos que varias competências são essenciais para o desenvilvimento do professor, entretanto a competência lingüístico-comunicativa é a principal e por isso um exame de proficiência deve se basear nessa competência, porque é um dos requisitos na definição do profissional de línguas quqe almejamos.