Skip links

Dissertações e Teses – Detalhe

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Início
Pesquisa
Serviços
Perguntas
Info
DISCURSO AVALIADOR DO SUJEITO-PROFESSOR NA...

JULIANA SANTANA CAVALLARI

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2005

Nro. chamada: T/UNICAMP - V314d


Resumo: O Objetivo deste estudo é analisar como o frequente discurso avaliador do sujeito-professor incide na cosntituição identitária do sujeito-aluno, considerando qque é no e pelo olhar do outro ( ou de outros) que o sujeito que é falado constrói sua própria imagem de indenditde. Para tanto, fez-se necessário resgatar os fios que tecem o dizer do professor, atentando para a relação interdiscursiva que provoca efeitos de verdade nesse dizer. Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa situa-se na interface entre o análise do discurso de linha francesa, a desconstrução e a psicanálize. O corpus de pesquisa foi coletado em uma escola particular de idiomas, em situações e contextos variados. A análise dos acontecimentos discursivos expôs a heterogeneidade constitutiva dos sujeitos e dos discursos, possibilitando uma maior compreensão da cosntituição identitária dos sujeitos. envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de LI, em especial do sujeito-aluno, a partir de suas representações com o discurso avaliador, o olhar do professor incide no aluno como um julgamento constante e a avaliação formal ou prova acaba funcionando como uma sentença legitimidade e legitimadora desse discurso que, muitas vezes, antecipa o sucesso ou o fracasso do aluno frente ao precesso em questão.

Endereço

R. Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas – SP – Brasil CEP 13083-859

Contato

bibiel@unicamp.br
Tel: 19-3521-1510

Horário de atendimento

Segunda a sexta das 8:30h. às 22:30h.

Pular para o conteúdo