SONIA DE PAULA FARIA MAGNUS
Orientador(a): Linda Gentry El-Dash
Mestrado em Linguística Aplicada - 2005
Nro. chamada: T/UNICAMP - M275e
Resumo: O principal objetivo deste estudo é investigar que estratégias de aprendizagem de língua estrangeira (cognitivas, metacognitivas e sócio-efetivas) são usadas conscientemente por aprendizes de 7ª e 8ª séries em escolas públicas brasileiras. Aspectos demográficos, tais como origem, idade e sexo também foram explorados, a fim de verificar se estes exerciam alguma influência no uso destas estratégias. Quatro metodologias distintas foram usadas na pesquisa: grupos focais, analise estatística, estudo “Q” e entrevistas. A primeira coleta de dados foi obtida através das discussões nos grupos focais, das quais as estratégias foram retiradas ,analisadas, selecionadas e submetidas a um questionário e análise fatorial. Os fatores surgiram desta análise foram usados para compor os itens do estudo “Q”, no qual foi possível identificar três diferentes pontos de vista. O primeiro deles (ponto de vista/fator “A”) apresentou perfil do típico aluno considerado “bom” (aquele que toma nota e revê os exercícios, por exemplo); o segundo (ponto/vista “B”) revelou perfil do aluno “preguiçoso” , numa visão mais tradicional (não classificam palavras, não copiam diálogos, por exemplo) e o terceiro ponto de vista (ponto de vista/fator “C”), o de interpretação mais difícil, foi melhor entendido somente através de entrevista com cada um dos dois participantes mais típicos deste ponto de vista: são alunos autônomos, que geralmente preferem taredas mais práticas. Foi possível verificar, também, que todos os pontos de vista foram mais influenciados por um outro aspecto demográfico apresentando no estudo.