ELIANE A. PASQUOTTE VIEIRA
Orientador(a): Raquel Salek Fiad
Mestrado em Linguística Aplicada - 2005
Nro. chamada: T/UNICAMP - V673c
Resumo: Tomando como ponto de partida as proposições teóricas de Bakhtin (2003 [1952-1953]) sobre gênero discursivo, enunciação e, conseqüentemente, sobre a relação sujeito/linguagem como um fenômeno social, histórico e essencialmente dinâmico e baseando-se nas discussões elaboradas por Possenti (2002a, 2001a, 2001b [1988]) sobre marcas de estilo e indícios de autoria nos projetos escritos de escolares, segundo um ponto de vista lingüístico-discursivo, este trabalho tem como proposta investigar, nos projetos escritos de alguns aprendizes, as prováveis marcas de estilo e autoria e seu processo de constituição. Para isso, será enfocado especificamente um tipo de trabalho que os aprendizes fazem em relação ao texto: o modo como vão aprendendo a marcar seu posicionamento a partir do trabalho com “as vozes” discursivas existentes, isto é, a forma como o escrevente marca (ou vai aprendendo a marcar), através de mecanismos lingüísticos-discursivos, o limite entre a voz e o posicionamento do outro e a sua própria voz e posicionamento diante de uma questão — ao dizer o que pode ser dito por qualquer um, o dizer se torna especialmente e de alguma forma um território discursivo ocupado pelo escrevente. Esta pesquisa busca investigar o processo possível de se construir através de marcas de estilo e autoria nos textos de aprendizes escolares, quando estes aprendem a lidar com os discursos existentes que atravessam nosso discurso o tempo todo.