ANNA CARLA DE OLIVEIRA DINI CUNHA
Orientador(a): Raquel Salek Fiad
Mestrado em Linguística Aplicada - 2005
Nro. chamada: T/UNICAMP - C914h
Resumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo _a carta_ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos: a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como pesquisadores, os pensamentos que presidiram as minhas ações, na época, e refletir sobre elas, baseando-me no conhecimento de uma literatura sobre o assunto. b) A concepção de carta, como prática de linguagem, (re)formulada pelos alunos, a partir do que já conheciam sobre o ato de escrever cartas, trazido das experiências pessoais, e de um outro significado que este ato assumiu para eles, quando convidados a escrever cartas em sala de aula. A construção desta concepção pode ser observada através de indícios e sinais deixados pelos alunos nos textos que produziram.